Facilitadora: Ivana Cardoso Ementa:
Construção conjunta dos conceitos de Ser Índio e Ser Cidadão Brasileiro, buscando melhor exercer sua atuação na sociedade. Carga horária: 40 horas Início: 14 de novembro Objetivos:
Pretende-se com a oficina “O que é ser Cidadão Indígena?” DIALOGAR sobre os conceitos do que vem a ser cidadão e o que é ser índio para ao final de forma coletiva seja possível chegar a um conceito coletivo sobre Cidadania Indígena e os mecanismos para sua (auto)defesa e melhoria das condições de vida de sua Comunidade.
A quem se destina:
A Oficina destina a índios e índias com idade superior a 16 anos que tenham conhecimento básicos em informática e que tenham 10 horas por semana de tempo disponível e que queiram interagir coletivamente para o entendimento da cidadania e seu cumprimento.
Metodologia
A oficina se realizará totalmente on line. Utilizaremos a construção de textos de forma conjunta. Existirá um dicionário que será também construído coletivamente no decorrer da oficina.
Serão disponibilizados textos para leitura, havendo momentos de encontros on line em tempo real para debates (Chat) e construção compartilhada de textos. Os encontros on line ao vivo ocorrerão 2 vezes por semana..
Conteúdo
- Em busca do conceito de cidadania
- O que é ser índio?
- Cidadania Indígena
- Direitos do Cidadão Indígena Critérios de Avaliação
As avaliações no decorrer do curso serão feitas semanalmente, como uma forma de medir o andamento do curso, as dificuldades encontradas e a necessidade de aperfeiçoamento.
Serão três tipos básicos de avaliação:
1. Assiduidade
2. Participação
3. Interesse Período
O curso será realizado de 14 de Novembro a 14 de Dezembro de 2006.
Carga Horária
40 horas.
Oficineiro
Ivana Cardoso, advogada, amante das questões indígenas.