Difference: Noticia20100815_1 (1 vs. 2)

Revision 215 Aug 2010 - PaulaBoaventura

Changed:
Um espaço de referência na atenção a crianças usuárias de álcool e outras drogas. Assim sintetizaram, na última quarta (11), os representantes públicos presentes na inauguração do CAPS Gey Espinheira, quanto à suas expectativas de funcionamento do novo centro, o primeiro no país na categoria III (funcionamento 24 hora) para atenção a crianças e adolescentes usuárias de álcool e outras drogas. Com uma estrutura considerada uma das melhores do país, o CAPS ad III Gey Espinheira é um serviço da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, idealizado pelo professor Antonio Nery Filho, consultor para área de álcool e outras drogas da secretaria.
Um espaço de referência na atenção a crianças usuárias de álcool e outras drogas. Assim sintetizaram, na última quarta (11), os representantes públicos presentes na inauguração do CAPS Gey Espinheira, quanto à suas expectativas de funcionamento do novo centro, o primeiro no país na categoria III (funcionamento 24 hora) para atenção ao público infanto-juvenil que faz uso de álcool e outras drogas. Com uma estrutura considerada uma das melhores do país, o CAPS ad III Gey Espinheira é um serviço da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, idealizado pelo professor Antonio Nery Filho, consultor para área de álcool e outras drogas da secretaria.

“Este serviço será um lugar de formação de recursos humanos, especializado na atenção de crianças e adolescentes usuárias de drogas, de modo que não será apenas um equipamento de saúde, qualquer equipamento, mas vai ser fundamentalmente articulado com a universidade, com todos os CAPS de saúde mental e AD para formação de recursos humanos”, define Nery Filho, que também homenageou o sociólogo Gey Espinheira. "Nada mais justo que dar o nome de Gey a este serviço, ele que teve uma atuação importante na atenção aos meninos e meninas de Salvador, em situação de vulnerabilidade social".

Revision 115 Aug 2010 - PaulaBoaventura

Durante a cerimônia, da qual participaram a secretária adjunta da SENAD, Paulina Duarte, o coordenador nacional de Saúde Mental, Pedro Gabriel Delgado e o secretário de saúde do município, José Carlos Brito, o gerente do CAPS Gey Espinheira, João Martins falou sobre a equipe, o funcionamento do centro e anunciou a missão da equipe multidisciplinar. “O nosso dever é com o sujeito e não com a droga”, resumiu Martins. O CAPS, que atenderá crianças e jovens da capital baiana, também oferecerá, a partir do próximo mês, 16 leitos para internação breve.

Para Pedro Gabriel Delgado, o novo serviço pode vir a ser uma referência para outras cidades do país, pois está de acordo com as orientações atuais do Ministério da Saúde para cidades de grande porte, como Salvador. "a intenção é que os CAPS ad se transformem em CAPS III (24 horas), atendendo todos os dias da semana".

Outro ponto destacado foi a parceria da gestão pública com o saber acadêmico. Paulina Duarte, considera que o centro é "um marco na relação da universidade com os serviços municipais de saúde." Iorgan Gurgel, coordenador da área técnica de saúde mental da SESAB, avalia que, por contemplar a assistência do ponto de vista da psicologia, da medicina e do social, o novo CAPS favorecerá a integração dos usuários deste caps com a comunidade.

José Carlos Brito, anunciou outros serviços de atenção para usuários de álcool e substâncias psicoativas que deverão entrar em operação ainda este ano, como o Consultório de Rua, em parceria com a SENAD, voltado para a população em situação de rua.

META FORM name="WebNoticiaForm"
FORM FIELD Editoria Editoria Bahia
FORM FIELD Título Ttulo Inauguração de CAPS em Salvador homenageia Gey Espinheira
FORM FIELD Autor Autor Paula Boaventura