Difference: Obra187 (1 vs. 5)

Revision 530 Aug 2010 - GustavoCaribe

Line: 1 to 1
 
META TOPICPARENT name="Biblioteca"

Revision 406 Aug 2010 - GustavoCaribe

Line: 1 to 1
 
META TOPICPARENT name="Biblioteca"

Revision 306 Aug 2010 - GustavoCaribe

Line: 1 to 1
 
META TOPICPARENT name="Biblioteca"

Revision 201 Jul 2010 - GustavoCaribe

Line: 1 to 1
 
META TOPICPARENT name="Biblioteca"

Revision 131 May 2010 - GustavoCaribe

Line: 1 to 1
Added:
>
>
META TOPICPARENT name="Biblioteca"
<-- 
  • Set EDIT_TEMPLATE = editform
  • Set CSS =
.nav3, .sidebar {
display
none important;
} #conteudo {
width
720px important;
background
white;
} #lista_redes table td {
font-size
13px;
}

#obra-autor{ font-weight:bold;

font-size
14px;
position
absolute;
top
335px;
} .noticia-autor{
display
none important
} table {
width
720px;
} td,th,table{ border: 1px solid #CCC; font-size: 14px; background: white; } td {
padding
5px;
} th * {
text-decoration
none important;
color
black important;
font-size
12px;
} th {
text-align
left;
padding-left
5px;
background
#EEE;
} #informacoes-extras td {
padding
1px;
} h1.content1-pagetitle {
width
100%;
}

-->

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
CONCEIÇÃO FILHO, Jucelino Nery (et al.) 2007 Vitória, Espírito Santo. Salvador

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Centro de Informação Antiveneno - CIAVE Bahia Centro de Informação Antiveneno - CIAVE

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Apresentação em Evento Texto integral 04 Português

Resumo

De acordo com dados da ONU, o suicídio e a tentativa de suicídio encontram-se entre as 10 principais causas de morte no mundo para indivíduos de todas as idades e entre a segunda ou terceira das maiores causas entre 15 e 34 anos. O Brasil ocupa a nona posição mundial em números absolutos e septuagésima primeira de suicídio no mundo. Nos anos de 1999-2002, os medicamentos corresponderam ao principal agente de intoxicações (28,2%), sendo 19,88% destas envolvendo tentativas de suicídio. Dentre os medicamentos mais empregados nas intoxicações intencionais estão os benzodiazepínicos (28%), com 13% do total ocasionados pelo Diazepam em 2003-2004. Os anticonvulsivantes foram o segundo grupo de maior incidência nas tentativas de auto-extermínio em 2004 e o terceiro em 2003, com a incidência da Carbamazepina de 6,28% e 10,47% respectivamente. Os antidepressivos corresponderam a 10% dos casos de intoxicação: Amitripitilina por 51% e Fluoxetina por 31%, em 2003, e em 2004, 68% e 5,50%, respectivamente. Objetivos: Avaliar a incidência do uso de psicofármacos em tentativas de suicídio, estabelecendo o perfil destes eventos nos casos registrados pelo CIAVE-BA no período de 2004-2006. Método: Realizou-se um estudo retrospectivo dos casos de tentativas de suicídio por medicamentos registrados pelo CIAVE-BA, no período de 2004-2006, dos quais foram selecionados aqueles cujas classes pertencem aos psicofármacos. Variáveis como: idade e sexo dos pacientes, classe dos psicofármacos envolvidos, quantidade de agentes, classificação e evolução dos casos foram tratados estatisticamente através do programa SPSS e avaliados. Resultados: Neste período, o CIAVE registrou 19.249 casos de intoxicações humanas por diversos agentes, sendo 4.281 (22,2%) com o uso de medicamentos. As tentativas de suicídio corresponderam a 41% destes casos, com o predomínio de medicamentos considerados como psicofármacos, sendo os mais freqüentes o fenobarbital, o diazepam, a carbamazepina, o haloperidol e o clonazepam. Conclusão: Deve-se atentar para a importância das intoxicações por esta classe de medicamentos, os quais deveriam ser comercializado e dispensados sob rigoroso controle, de acordo com a legislação, e que tem sido muito utilizado nas intoxicações intencionais. A fácil disponibilidade destes medicamentos e o relativo abuso nas prescrições tendenciam a esta realidade.

Palavras Chave intoxicação, fármaco, suícidio, ciave
Link Artigo
Referência para Citação CONCEIÇÃO FILHO, J. N., Menezes, C. A. S., Silva, P. O., Andrade S. A. B., Araújo, T. S., Pimenta, H. C. Uso de psicofármacos em tentativas de suicídio - registros do CIAVE em 2004-2006. In: Congresso Brasileiro de Toxicologia Clínica, 2, 2007, Vitória. Painel. Vitória: Espírito Santos, 2007.
Observação  

META FORM name="WebObraForm"
FORM FIELD Título Ttulo USO DE PSICOFÁRMACOS EM TENTATIVAS DE SUICÍDIO - REGISTROS DO CIAVE EM 2004-2006
FORM FIELD Autor Autor Jucelino Nery da Conceição Filho; Carlos Augusto dos Santos Menezes ; Priscila de Oliveira Silva ; Simplicia Almeida de Brito Andrade ; Tarsila dos Santos Araújo , Haylla Chastinet Pimenta
FORM FIELD Ano Ano 2007
FORM FIELD FormatoDaObra FormatoDaObra Apresentação em Evento
FORM FIELD Instituição de Origem InstituiodeOrigem? Centro de Informação Antiveneno - CIAVE
FORM FIELD Estado Instituição EstadoInstituio? Bahia
FORM FIELD Local Tema LocalTema? Salvador
FORM FIELD Local de Publicação LocaldePublicao? Vitória, Espírito Santo.
FORM FIELD Instituição Responsável InstituioResponsvel? Centro de Informação Antiveneno - CIAVE
FORM FIELD FormatoDisponivel FormatoDisponivel Texto integral
FORM FIELD Número de Páginas NmerodePginas? 04
FORM FIELD Idioma Idioma Português
FORM FIELD Palavras Chave PalavrasChave? intoxicação, fármaco, suícidio, ciave
|*FORM FIELD Resumo*|Resumo|De acordo com dados da ONU, o suicídio e a tentativa de suicídio encontram-se entre as 10 principais causas de morte no mundo para indivíduos de todas as idades e entre a segunda ou terceira das maiores causas entre 15 e 34 anos. O Brasil ocupa a nona posição mundial em números absolutos e septuagésima primeira de suicídio no mundo. Nos anos de 1999-2002, os medicamentos corresponderam ao principal agente de intoxicações (28,2%), sendo 19,88% destas envolvendo tentativas de suicídio. Dentre os medicamentos mais empregados nas intoxicações intencionais estão os benzodiazepínicos (28%), com 13% do total ocasionados pelo Diazepam em 2003-2004. Os anticonvulsivantes foram o segundo grupo de maior incidência nas tentativas de auto-extermínio em 2004 e o terceiro em 2003, com a incidência da Carbamazepina de 6,28% e 10,47% respectivamente. Os antidepressivos corresponderam a 10% dos casos de intoxicação: Amitripitilina por 51% e Fluoxetina por 31%, em 2003, e em 2004, 68% e 5,50%, respectivamente. Objetivos: Avaliar a incidência do uso de psicofármacos em tentativas de suicídio, estabelecendo o perfil destes eventos nos casos registrados pelo CIAVE-BA no período de 2004-2006. Método: Realizou-se um estudo retrospectivo dos casos de tentativas de suicídio por medicamentos registrados pelo CIAVE-BA, no período de 2004-2006, dos quais foram selecionados aqueles cujas classes pertencem aos psicofármacos. Variáveis como: idade e sexo dos pacientes, classe dos psicofármacos envolvidos, quantidade de agentes, classificação e evolução dos casos foram tratados estatisticamente através do programa SPSS e avaliados. Resultados: Neste período, o CIAVE registrou 19.249 casos de intoxicações humanas por diversos agentes, sendo 4.281 (22,2%) com o uso de medicamentos. As tentativas de suicídio corresponderam a 41% destes casos, com o predomínio de medicamentos considerados como psicofármacos, sendo os mais freqüentes o fenobarbital, o diazepam, a carbamazepina, o haloperidol e o clonazepam. Conclusão: Deve-se atentar para a importância das intoxicações por esta classe de medicamentos, os quais deveriam ser comercializado e dispensados sob rigoroso controle, de acordo com a legislação, e que tem sido muito utilizado nas intoxicações intencionais. A fácil disponibilidade destes medicamentos e o relativo abuso nas prescrições tendenciam a esta realidade.|
FORM FIELD Link Link http://www.twiki.ufba.br/twiki/pub/CetadObserva/Outros/Uso_Psicofarmacos_em_TS_Bahia_2004-2006.pdf
FORM FIELD Referência para Citação RefernciaparaCitao? Conceição Filho, J. N., Menezes, C. A. S., Silva, P. O., Andrade S. A. B., Araújo, T. S., Pimenta, H. C. Uso de psicofármacos em tentativas de suicídio - registros do CIAVE em 2004-2006. In: Congresso Brasileiro de Toxicologia Clínica, 2, 2007, Vitória. Painel. Vitória: Espírito Santos, 2007.
FORM FIELD Observação Observao
 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback