Difference: Obra200 (1 vs. 2)

Revision 201 Jul 2010 - GustavoCaribe

Line: 1 to 1
 
META TOPICPARENT name="Adolescencia"

Revision 128 Jun 2010 - GustavoCaribe

Line: 1 to 1
Added:
>
>
META TOPICPARENT name="Adolescencia"
<-- 
  • Set EDIT_TEMPLATE = editform
  • Set CSS =
.nav3, .sidebar {
display
none important;
} #conteudo {
width
720px important;
background
white;
} #lista_redes table td {
font-size
13px;
}

#obra-autor{ font-weight:bold;

font-size
14px;
position
absolute;
top
335px;
} .noticia-autor{
display
none important
} table {
width
720px;
} td,th,table{ border: 1px solid #CCC; font-size: 14px; background: white; } td {
padding
5px;
} th * {
text-decoration
none important;
color
black important;
font-size
12px;
} th {
text-align
left;
padding-left
5px;
background
#EEE;
} #informacoes-extras td {
padding
1px;
} h1.content1-pagetitle {
width
100%;
}

-->

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
VASCONCELOS, Mackill Lima 2008 Brasília Brasília

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade de Brasília Distrito Federal Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Clínica, Programa de pos-graduação em Psicologia Clínica e Cultura

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Dissertação de Mestrado Texto integral 136 Português

Resumo

A escola precisa sentir-se protegida para poder proteger os alunos do risco do envolvimento com drogas. Por sua vez, esta proteção da escola depende de suas redes de apoio junto às famílias e à comunidade. A pesquisa realizada apresenta subsídios teórico-metodológicos para a prevenção do uso de drogas no contexto da escola, seguindo a Política Nacional sobre Drogas que destaca a construção de redes sociais como estratégia para a melhoria das condições de vida e promoção da saúde. Uma intervenção em rede tem a proposta de levar a comunidade a assumir a responsabilidade pelo gerenciamento dos seus recursos e pela solução dos seus problemas, adotando-se uma perspectiva de diagnóstico sistêmico relacional e contextualizado. A proposta metodológica deste estudo é de natureza qualitativa e participante com entrevistas semiestruturadas, grupos reflexivos e observação participante realizadas em uma escola pública de Goiânia/GO. Participaram da pesquisa, representantes de todos os segmentos da comunidade escolar. Num primeiro nível de análise, apresenta-se uma proposta metodológica para o mapeamento das redes sociais da escola que consiste em um trabalho individual e coletivo, envolvendo alunos, professores, funcionários e famílias num processo crítico e reflexivo sobre a realidade das parcerias existentes no contexto escolar. Este estudo mostrou que a metodologia de mapeamento das redes sociais além de promover uma consciência sobre a constelação social da escola é também uma estratégia mobilizadora e integradora da rede interna da instituição. Num segundo nível são apresentados os resultados procedentes do mapeamento que informam o estado da rede social da escola. Foi adotada a hermenêutica de profundidade para analisar os resultados das informações verbais nos grupos reflexivos apresentados na forma de um capítulo que revela o retrato das contradições da escola pública brasileira, a partir da avaliação da rede social de uma escola goiana. Conclui-se, portanto, que a proposta construída de avaliação das redes sociais da escola, é uma estratégia que viabiliza a sua ampliação junto às famílias, às instituições de saúde, assistência e segurança e comunidade para uma efetiva prevenção do uso de drogas.

Palavras Chave prevenção do uso de drogas, redes, escola
Link http://bdtd.bce.unb.br/tedesimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4289
Referência para Citação VASCONCELOS, M. L., Brasília/DF, Avaliação das redes socias da escola : uma estratégia de prevenção do uso de drogas. Dissertação de Mestrado. Universidade de Brasília. Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura. UNB, 2008.
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital UNB.

META FORM name="WebObraForm"
FORM FIELD Título Ttulo Avaliação das redes socias da escola : uma estratégia de prevenção do uso de drogas
FORM FIELD Autor Autor Mackill Lima Vasconcelos
FORM FIELD Ano Ano 2008
FORM FIELD FormatoDaObra FormatoDaObra Dissertação de Mestrado
FORM FIELD Instituição de Origem InstituiodeOrigem? Universidade de Brasília
FORM FIELD Estado Instituição EstadoInstituio? Distrito Federal
FORM FIELD Local Tema LocalTema? Brasília
FORM FIELD Local de Publicação LocaldePublicao? Brasília
FORM FIELD Instituição Responsável InstituioResponsvel? Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Clínica, Programa de pos-graduação em Psicologia Clínica e Cultura
FORM FIELD FormatoDisponivel FormatoDisponivel Texto integral
FORM FIELD Número de Páginas NmerodePginas? 136
FORM FIELD Idioma Idioma Português
FORM FIELD Palavras Chave PalavrasChave? prevenção do uso de drogas, redes, escola
FORM FIELD Resumo Resumo A escola precisa sentir-se protegida para poder proteger os alunos do risco do envolvimento com drogas. Por sua vez, esta proteção da escola depende de suas redes de apoio junto às famílias e à comunidade. A pesquisa realizada apresenta subsídios teórico-metodológicos para a prevenção do uso de drogas no contexto da escola, seguindo a Política Nacional sobre Drogas que destaca a construção de redes sociais como estratégia para a melhoria das condições de vida e promoção da saúde. Uma intervenção em rede tem a proposta de levar a comunidade a assumir a responsabilidade pelo gerenciamento dos seus recursos e pela solução dos seus problemas, adotando-se uma perspectiva de diagnóstico sistêmico relacional e contextualizado. A proposta metodológica deste estudo é de natureza qualitativa e participante com entrevistas semiestruturadas, grupos reflexivos e observação participante realizadas em uma escola pública de Goiânia/GO. Participaram da pesquisa, representantes de todos os segmentos da comunidade escolar. Num primeiro nível de análise, apresenta-se uma proposta metodológica para o mapeamento das redes sociais da escola que consiste em um trabalho individual e coletivo, envolvendo alunos, professores, funcionários e famílias num processo crítico e reflexivo sobre a realidade das parcerias existentes no contexto escolar. Este estudo mostrou que a metodologia de mapeamento das redes sociais além de promover uma consciência sobre a constelação social da escola é também uma estratégia mobilizadora e integradora da rede interna da instituição. Num segundo nível são apresentados os resultados procedentes do mapeamento que informam o estado da rede social da escola. Foi adotada a hermenêutica de profundidade para analisar os resultados das informações verbais nos grupos reflexivos apresentados na forma de um capítulo que revela o retrato das contradições da escola pública brasileira, a partir da avaliação da rede social de uma escola goiana. Conclui-se, portanto, que a proposta construída de avaliação das redes sociais da escola, é uma estratégia que viabiliza a sua ampliação junto às famílias, às instituições de saúde, assistência e segurança e comunidade para uma efetiva prevenção do uso de drogas.
FORM FIELD Link Link http://bdtd.bce.unb.br/tedesimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4289
FORM FIELD Referência para Citação RefernciaparaCitao? VASCONCELOS, M. L., Brasília/DF, Avaliação das redes socias da escola : uma estratégia de prevenção do uso de drogas. Dissertação de Mestrado. Universidade de Brasília. Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura. UNB, 2008.
FORM FIELD Observação Observao Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital UNB.
 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback