Difference: Obra270 ( vs. 1)

Revision 106 Aug 2010 - GustavoCaribe

Line: 1 to 1
Added:
>
>
META TOPICPARENT name="Adolescencia"
<-- 
  • Set EDIT_TEMPLATE = editform
  • Set CSS =
.nav3, .sidebar {
display
none important;
} #conteudo {
width
720px important;
background
white;
} #lista_redes table td {
font-size
13px;
}

#obra-autor{ font-weight:bold;

font-size
14px;
position
absolute;
top
335px;
} .noticia-autor{
display
none important
} table {
width
720px;
} td,th,table{ border: 1px solid #CCC; font-size: 14px; background: white; } td {
padding
5px;
} th * {
text-decoration
none important;
color
black important;
font-size
12px;
} th {
text-align
left;
padding-left
5px;
background
#EEE;
} #informacoes-extras td {
padding
1px;
} h1.content1-pagetitle {
width
100%;
}

-->

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
VITT, Samanta Juliana dos Santos 2009 São Leopoldo São Leopoldo

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Faculdade Escola Superior de Teologia Rio Grande do Sul Faculdade Escola Superior de Teologia/Programa de Pós-Graduação em Teologia

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Dissertação de Mestrado Texto integral 64 Português

Resumo

A presente pesquisa propõe investigar a influência da religiosidade e da espiritualidade na recuperação de dependentes químicos em abstinência, bem como compreender que fatores são apontados como importantes na recuperação, observar se há influência positiva do desenvolvimento da espiritualidade na recuperação da dependência química, além de pesquisar na literatura a importância do desenvolvimento da espiritualidade para a saúde mental. Este estudo adotou as metodologias qualitativa e quantitativa, e a amostra foi composta por 10 dependentes químicos em recuperação. Os instrumentos utilizados foram: Um breve protocolo com informações sóciodemográficas, escala de coping religioso espiritual (CRE) e um questionário individual, semi-estruturado criado pela autora. Os resultados obtidos nesse estudo demonstram que 70% dos entrevistados atribuíram a religiosidade/espiritualidade como principal fator para alcançar e manter-se abstinentes. De modo geral, pelos resultados de pesquisas já realizadas nessa área, e pelos achados encontrados neste estudo, fica evidente a necessidade de os tratamentos médicos convencionais incluírem em suas abordagens terapêuticas a espiritualidade/religiosidade do paciente, não só como um item coadjuvante ao tratamento, mas como item indispensável para o bem-estar do ser humano em todos seus aspectos e dimensões.

Palavras Chave Espiritualidade; religiosidade; dependência química
Link http://tede.est.edu.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=153
Referência para Citação VITT, S. J. S. A espiritualidade e a religiosidade na recuperação de dependentes químicos. 2009. 64f. Dissertação (Mestrado em Teologia). Faculdade Escola Superior de Teologia, Rio Grande do Sul.
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital EST.

META FORM name="WebObraForm"
FORM FIELD Título Ttulo A espiritualidade e a religiosidade na recuperação de dependentes químicos
FORM FIELD Autor Autor VITT, Samanta Juliana dos Santos
FORM FIELD Ano Ano 2009
FORM FIELD FormatoDaObra FormatoDaObra Dissertação de Mestrado
FORM FIELD Instituição de Origem InstituiodeOrigem? Faculdade Escola Superior de Teologia
FORM FIELD Estado Instituição EstadoInstituio? Rio Grande do Sul
FORM FIELD Local Tema LocalTema? São Leopoldo
FORM FIELD Local de Publicação LocaldePublicao? São Leopoldo
FORM FIELD Instituição Responsável InstituioResponsvel? Faculdade Escola Superior de Teologia/Programa de Pós-Graduação em Teologia
FORM FIELD FormatoDisponivel FormatoDisponivel Texto integral
FORM FIELD Número de Páginas NmerodePginas? 64
FORM FIELD Idioma Idioma Português
FORM FIELD Palavras Chave PalavrasChave? Espiritualidade; religiosidade; dependência química
FORM FIELD Resumo Resumo A presente pesquisa propõe investigar a influência da religiosidade e da espiritualidade na recuperação de dependentes químicos em abstinência, bem como compreender que fatores são apontados como importantes na recuperação, observar se há influência positiva do desenvolvimento da espiritualidade na recuperação da dependência química, além de pesquisar na literatura a importância do desenvolvimento da espiritualidade para a saúde mental. Este estudo adotou as metodologias qualitativa e quantitativa, e a amostra foi composta por 10 dependentes químicos em recuperação. Os instrumentos utilizados foram: Um breve protocolo com informações sóciodemográficas, escala de coping religioso espiritual (CRE) e um questionário individual, semi-estruturado criado pela autora. Os resultados obtidos nesse estudo demonstram que 70% dos entrevistados atribuíram a religiosidade/espiritualidade como principal fator para alcançar e manter-se abstinentes. De modo geral, pelos resultados de pesquisas já realizadas nessa área, e pelos achados encontrados neste estudo, fica evidente a necessidade de os tratamentos médicos convencionais incluírem em suas abordagens terapêuticas a espiritualidade/religiosidade do paciente, não só como um item coadjuvante ao tratamento, mas como item indispensável para o bem-estar do ser humano em todos seus aspectos e dimensões.
FORM FIELD Link Link http://tede.est.edu.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=153
FORM FIELD Referência para Citação RefernciaparaCitao? VITT, S. J. S. A espiritualidade e a religiosidade na recuperação de dependentes químicos. 2009. 64f. Dissertação (Mestrado em Teologia). Faculdade Escola Superior de Teologia, Rio Grande do Sul.
FORM FIELD Observação Observao Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital EST.
 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback