Difference: Obra388 ( vs. 1)

Revision 117 Dec 2010 - GustavoCaribe

Line: 1 to 1
Added:
>
>
META TOPICPARENT name="Biblioteca"
<-- 
  • Set EDIT_TEMPLATE = editform
  • Set CSS =
.nav3, .sidebar {
display
none important;
} #conteudo {
width
720px important;
background
white;
} #lista_redes table td {
font-size
13px;
}

#obra-autor{ font-weight:bold;

font-size
14px;
position
absolute;
top
335px;
} .noticia-autor{
display
none important
} table {
width
720px;
} td,th,table{ border: 1px solid #CCC; font-size: 14px; background: white; } td {
padding
5px;
} th * {
text-decoration
none important;
color
black important;
font-size
12px;
} th {
text-align
left;
padding-left
5px;
background
#EEE;
} #informacoes-extras td {
padding
1px;
} h1.content1-pagetitle {
width
100%;
}

-->

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
GUIMARÃES, Ana Lucia Ceolotto 2005    

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade de São Paulo São Paulo Universidade de São Paulo - Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Dissertação de Mestrado Texto integral 300 Português

Resumo

O uso e o tráfico de drogas, associados à violência, constituem-se numa das questões mais emblemáticas da sociedade contemporânea. Por acreditar na necessidade de realizar investigações e reflexões sobre este problema, visando subsidiar programas de promoção de saúde e cidadania através de um novo enfoque, realizei o presente estudo com os seguintes objetivos gerais: conhecer, sob o ponto de vista dos agentes participantes, as percepções e concepções relacionadas ao tráfico de drogas na cidade de Ribeirão Preto e região; e que tem por objetivos específicos, conhecer, sob o ponto de vista dos participantes: 1. as razões que levam as pessoas, principalmente os jovens, a se envolverem com o tráfico de drogas; 2. as percepções e concepções sobre a estrutura e/ou organização do tráfico de drogas, funções dos atores sociais envolvidos, inclusive com relação ao adolescente; 3. as apreciações sobre a violência relacionada ao tráfico de drogas e, em particular, sobre a participação do adolescente na mesma. Foram sujeitos deste estudo sete homens, com idades entre 27 e 60 anos, que têm ou já tiveram envolvimento no tráfico de drogas, na cidade de Ribeirão Preto e região. Os participantes foram intencionalmente escolhidos, levando-se em conta sua vinculação significativa com o problema investigado. Procedimento: a entrevista, com roteiro semi-estruturado, foi o principal instrumento para a coleta de dados. Foram realizadas vinte e três sessões de entrevistas individuais, no período de agosto de 2.001 a setembro de 2.002, e julho a agosto de 2.004. Como instrumentos complementares, foram utilizados registros em notas, em Diário de Campo, assim como, de narrativas fortuitas. Análise de dados: os dados obtidos foram analisados através de uma abordagem qualitativa, sob uma perspectiva compreensivista, a qual privilegia o ponto de vista dos agentes sociais envolvidos. O método de análise foi o de conteúdo temático. A análise dos dados mostrou os múltiplos motivos que podem levar alguém a envolverse com o tráfico de drogas, a partir do ponto de vista dos participantes. São razões que podem se dar isolada ou simultaneamente, e que, muitas vezes, se entrelaçam e se interpenetram. Nas concepções sobre a estrutura e a organização do tráfico de drogas, denominado por eles de “movimento”, sobre os atores envolvidos e os papéis desempenhados, recolhi uma variedade extensa de categorias. Elas sugerem que o tráfico de drogas está em constante mutação; é dinâmico, improvisado e repleto de alternativas: fraciona-se, migra, difunde-se, escapa e, ainda, é permeado de símbolos e folclores. As apreciações dos participantes sobre a violência relacionada ao tráfico de drogas e, em particular, à participação do adolescente neste contexto, trouxeram relatos, reflexões e questionamentos sobre as mais diversas representações inseridas na dinâmica do tráfico de drogas.

Palavras Chave estrutura / organização tráfico de drogas (jovens) violência
Link http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-16062005-092458/pt-br.php
Referência para Citação GUIMARÃES, A. L. C. Tráfico de drogas: percepções e concepções de seus agentes na cidade de Ribeirão Preto. 300f. 2005. Dissertação (Mestrado em Psicologia). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital.

META FORM name="WebObraForm"
FORM FIELD Título Ttulo Tráfico de drogas: percepções e concepções de seus agentes na cidade de Ribeirão Preto
FORM FIELD Autor Autor GUIMARÃES, Ana Lucia Ceolotto
FORM FIELD Ano Ano 2005
FORM FIELD FormatoDaObra FormatoDaObra Dissertação de Mestrado
FORM FIELD Instituição de Origem InstituiodeOrigem? Universidade de São Paulo
FORM FIELD Estado Instituição EstadoInstituio? São Paulo
FORM FIELD Local Tema LocalTema?
FORM FIELD Local de Publicação LocaldePublicao?
FORM FIELD Instituição Responsável InstituioResponsvel? Universidade de São Paulo - Programa de Pós-Graduação em Psicologia
FORM FIELD FormatoDisponivel FormatoDisponivel Texto integral
FORM FIELD Número de Páginas NmerodePginas? 300
FORM FIELD Idioma Idioma Português
FORM FIELD Palavras Chave PalavrasChave? estrutura / organização tráfico de drogas (jovens) violência
FORM FIELD Resumo Resumo O uso e o tráfico de drogas, associados à violência, constituem-se numa das questões mais emblemáticas da sociedade contemporânea. Por acreditar na necessidade de realizar investigações e reflexões sobre este problema, visando subsidiar programas de promoção de saúde e cidadania através de um novo enfoque, realizei o presente estudo com os seguintes objetivos gerais: conhecer, sob o ponto de vista dos agentes participantes, as percepções e concepções relacionadas ao tráfico de drogas na cidade de Ribeirão Preto e região; e que tem por objetivos específicos, conhecer, sob o ponto de vista dos participantes: 1. as razões que levam as pessoas, principalmente os jovens, a se envolverem com o tráfico de drogas; 2. as percepções e concepções sobre a estrutura e/ou organização do tráfico de drogas, funções dos atores sociais envolvidos, inclusive com relação ao adolescente; 3. as apreciações sobre a violência relacionada ao tráfico de drogas e, em particular, sobre a participação do adolescente na mesma. Foram sujeitos deste estudo sete homens, com idades entre 27 e 60 anos, que têm ou já tiveram envolvimento no tráfico de drogas, na cidade de Ribeirão Preto e região. Os participantes foram intencionalmente escolhidos, levando-se em conta sua vinculação significativa com o problema investigado. Procedimento: a entrevista, com roteiro semi-estruturado, foi o principal instrumento para a coleta de dados. Foram realizadas vinte e três sessões de entrevistas individuais, no período de agosto de 2.001 a setembro de 2.002, e julho a agosto de 2.004. Como instrumentos complementares, foram utilizados registros em notas, em Diário de Campo, assim como, de narrativas fortuitas. Análise de dados: os dados obtidos foram analisados através de uma abordagem qualitativa, sob uma perspectiva compreensivista, a qual privilegia o ponto de vista dos agentes sociais envolvidos. O método de análise foi o de conteúdo temático. A análise dos dados mostrou os múltiplos motivos que podem levar alguém a envolverse com o tráfico de drogas, a partir do ponto de vista dos participantes. São razões que podem se dar isolada ou simultaneamente, e que, muitas vezes, se entrelaçam e se interpenetram. Nas concepções sobre a estrutura e a organização do tráfico de drogas, denominado por eles de “movimento”, sobre os atores envolvidos e os papéis desempenhados, recolhi uma variedade extensa de categorias. Elas sugerem que o tráfico de drogas está em constante mutação; é dinâmico, improvisado e repleto de alternativas: fraciona-se, migra, difunde-se, escapa e, ainda, é permeado de símbolos e folclores. As apreciações dos participantes sobre a violência relacionada ao tráfico de drogas e, em particular, à participação do adolescente neste contexto, trouxeram relatos, reflexões e questionamentos sobre as mais diversas representações inseridas na dinâmica do tráfico de drogas.
FORM FIELD Link Link http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-16062005-092458/pt-br.php
FORM FIELD Referência para Citação RefernciaparaCitao? GUIMARÃES, A. L. C. Tráfico de drogas: percepções e concepções de seus agentes na cidade de Ribeirão Preto. 300f. 2005. Dissertação (Mestrado em Psicologia). Universidade de São Paulo, São Paulo.
FORM FIELD Observação Observao Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital.
 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback