Difference: Obra710 ( vs. 1)

Revision 123 May 2012 - MilenaMarinho

Line: 1 to 1
Added:
>
>
META TOPICPARENT name="Adolescencia"
<-- 
  • Set EDIT_TEMPLATE = editform
  • Set CSS =
.nav3, .sidebar {
display
none important;
} #conteudo {
width
720px important;
background
white;
} #lista_redes table td {
font-size
13px;
}

#obra-autor{ font-weight:bold;

font-size
14px;
position
absolute;
top
335px;
} .noticia-autor{
display
none important
} table {
width
720px;
} td,th,table{ border: 1px solid #CCC; font-size: 14px; background: white; } td {
padding
5px;
} th * {
text-decoration
none important;
color
black important;
font-size
12px;
} th {
text-align
left;
padding-left
5px;
background
#EEE;
} #informacoes-extras td {
padding
1px;
} h1.content1-pagetitle {
width
100%;
}

-->

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
PECHANSKY, Flavio; HIRAKATA, Vânia  and  METZGER, David. 2002 Porto Alegre, USA  

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Revista Brasileira de Psiquiatria   Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Magazine Texto integral 7 Inglês

Resumo

Objetivos: Iniciar o processo de validação da versão brasileira de um instrumento americano de coleta de dados auto-aplicável denominado CRA (Comportamentos de Risco para Aids), que cobre aspectos relativos a uso de drogas, testagem para HIV, comportamento sexual e preocupação com a transmissão do vírus. O instrumento foi submetido à tradução reversa e validação concorrente. O trabalho também teve o intuito de testar a utilidade de um escore geral de risco (EGR) para a transmissão do vírus HIV ou de subescores de risco para uso de drogas (ERUD) e para risco sexual (ERS). Métodos: Vinhetas clínicas de dez casos típicos tiveram seus escores CRA comparados ao julgamento de juízes independentes. Resultados: Na comparação com os juízes das áreas específicas, houve diferenças sistemáticas, sugerindo que apenas o EGR tem validade clínica e, especificamente, no que compete à exposição a risco de infecção/reinfecção pelo HIV. Conclusão: O instrumento em sua forma e utilização atuais não é adequado para expressar comprometimento já causado pela exposição ao vírus. Os subescores específicos não foram clinicamente válidos para expressar tal risco, e o instrumento necessita do acréscimo de uma seção mais abrangente sobre uso de drogas injetáveis para utilização em estudos posteriores.

Palavras Chave Soroprevalência de HIV. Aids. Comportamento de risco. Drogas ilícitas. Estudos de validação, tipo de publicação
Link Artigo
Referência para Citação PECHANSKY, Flavio; HIRAKATA, Vânia  and  METZGER, David. Adaptation and validation of a questionnaire about risk behaviors for AIDS among drug users. Rev. Bras. Psiquiatr.[online]. 2002, vol.24, n.3, pp. 130-136. ISSN 1516-4446.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.

META FORM name="WebObraForm"
FORM FIELD Título Ttulo Adaptação e validação de questionário sobre comportamentos de risco para Aids em usuários de droga
FORM FIELD Autor Autor PECHANSKY, Flavio; HIRAKATA, Vânia  and  METZGER, David.
FORM FIELD Ano Ano 2002
FORM FIELD FormatoDaObra FormatoDaObra Artigo em Magazine
FORM FIELD Instituição de Origem InstituiodeOrigem? Revista Brasileira de Psiquiatria
FORM FIELD Estado Instituição EstadoInstituio?
FORM FIELD Local Tema LocalTema?
FORM FIELD Local de Publicação LocaldePublicao? Porto Alegre, USA
FORM FIELD Instituição Responsável InstituioResponsvel? Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP
FORM FIELD FormatoDisponivel FormatoDisponivel Texto integral
FORM FIELD Número de Páginas NmerodePginas? 7
FORM FIELD Idioma Idioma Inglês
FORM FIELD Palavras Chave PalavrasChave? Soroprevalência de HIV. Aids. Comportamento de risco. Drogas ilícitas. Estudos de validação, tipo de publicação
FORM FIELD Resumo Resumo Objetivos: Iniciar o processo de validação da versão brasileira de um instrumento americano de coleta de dados auto-aplicável denominado CRA (Comportamentos de Risco para Aids), que cobre aspectos relativos a uso de drogas, testagem para HIV, comportamento sexual e preocupação com a transmissão do vírus. O instrumento foi submetido à tradução reversa e validação concorrente. O trabalho também teve o intuito de testar a utilidade de um escore geral de risco (EGR) para a transmissão do vírus HIV ou de subescores de risco para uso de drogas (ERUD) e para risco sexual (ERS). Métodos: Vinhetas clínicas de dez casos típicos tiveram seus escores CRA comparados ao julgamento de juízes independentes. Resultados: Na comparação com os juízes das áreas específicas, houve diferenças sistemáticas, sugerindo que apenas o EGR tem validade clínica e, especificamente, no que compete à exposição a risco de infecção/reinfecção pelo HIV. Conclusão: O instrumento em sua forma e utilização atuais não é adequado para expressar comprometimento já causado pela exposição ao vírus. Os subescores específicos não foram clinicamente válidos para expressar tal risco, e o instrumento necessita do acréscimo de uma seção mais abrangente sobre uso de drogas injetáveis para utilização em estudos posteriores.
FORM FIELD Link Link Artigo
FORM FIELD Referência para Citação RefernciaparaCitao? PECHANSKY, Flavio; HIRAKATA, Vânia  and  METZGER, David. Adaptation and validation of a questionnaire about risk behaviors for AIDS among drug users. Rev. Bras. Psiquiatr.[online]. 2002, vol.24, n.3, pp. 130-136. ISSN 1516-4446.
FORM FIELD Observação Observao Material linkado com o banco de dados do Scielo.
 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback