Difference: TextoNoticia201011225 ( vs. 1)

Revision 122 Nov 2010 - PaulaBoaventura

Line: 1 to 1
Added:
>
>
Inaugurado em agosto de 2010, o Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e outras Drogas Gey Espinheira está aberto desde a última quarta-feira (03) para pacientes de até 21 anos. O serviço foi ampliado por conta da grande procura de jovens maiores de 18 anos, idade limite para o acolhimento anteriormente. Além disso, o CAPS AD III também ampliou o horário de funcionamento. A unidade, que funcionava de segunda à sexta, das 8 às 18 horas, agora fica aberta até às 22h, e aos sábados, domingos e feriados das 08 às 18 horas.

Esse é o primeiro Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e outras Drogas do estado da Bahia, com atendimento prioritário para crianças e jovens em situação de risco social, com transtornos mentais decorrentes ou associados ao abuso de substâncias psicoativas. Pelo menos, 16 pacientes estão inscritos nos programas realizados pela unidade.

Ao contrário dos CAPS do tipo I e II, o CAPS III tem condições de funcionar 24 horas, com o objetivo de realizar acolhimento noturno quando necessário. “Quando a equipe avaliar que um paciente tem a necessidade de passar a noite na unidade por alguma razão, como fissura pelo consumo de substância psicoativa ou uma crise de abstinência, por exemplo, isso será possível. Esse acolhimento poderá acontecer por um prazo de 14 dias alternados durante um mês, ou 10 dias corridos”, explica o psicólogo e coordenador da unidade, João Martins. Este serviço de internamento estará disponível já no próximo ano.

O CAPS AD III Gey Espinheira conta com uma equipe multidisciplinar composta por médicos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, entre outros, que a partir do acolhimento e matrícula do paciente no serviço, elaboram os planos terapêuticos atrelados as possibilidades e necessidades de cada jovem.

Entre as atividades realizadas na unidade estão os atendimentos individuais e em grupo. Além do tratamento clínico, são proporcionadas oficinas de artes e de esportes. “Quando a gente fala em atendimento à saúde, falamos em uma atenção integral, que não se restringe ao atendimento clinico ou ao tratamento medicamentoso. O nosso foco não é a droga, mas sim o sujeito, que tem outras necessidades como o convívio social, acesso à cultura e as oficinas favorecem isso”, esclarece João Martins.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, 3% da população geral sofre com transtornos mentais severos e persistentes, 6% apresenta transtornos psiquiátricos graves decorrentes do uso de álcool e outras drogas, e 12% necessita de algum atendimento em saúde mental, seja ele contínuo ou eventual.

Atendimento

Para ter acesso aos serviços do CAPS AD III Gey Espinheira, o paciente ou familiar, deve procurar a unidade que fica localizada na Estrada Velha de Campinas, nº 61, de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas, ou aos sábados, domingos e feriados, das 8 às 18 horas. Não é necessário agendamento. Os profissionais da unidade conhecerão o histórico do pacientes e suas necessidades. Caso estes estejam dentro do perfil de atendimento do serviço, o segundo passo é o encaminhamento para uma nova consulta, onde se inicia a construção do plano terapêutico singular. Cada paciente passa por um tratamento especifico, que pode ser intensivo, semi-intensivo, ou o não intensivo.

A sua rotina na unidade também será estabelecida pelo plano terapêutico. O paciente poderá participar de atividades em grupo, ou individuais, dentro ou fora da unidade. O CAPS AD III Gey Espinheira possui uma estrutura física completa, com 5 consultórios para atendimento, duas salas para oficinas, um teatro, campo de futebol, área verde e farmácia. A capacidade de atendimento é de até 60 pessoas por dia.

Fonte: Secom/ SMS

META FORM name="WebPaginaComum"
FORM FIELD Título Ttulo CAPS ad III Gey Espinheira amplia atendimento
 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback