Difference: Noticia20080529125853 ( vs. 1)

Revision 129 May 2008 - LeonardoAlves

META TOPICPARENT name="PPGE.TodasAsNoticias"
<--
NÃO É NECESSÁRIO ESCREVER O TÍTUL DA MENSAGEM. ESSE CÓDIGO ABAIXO FAZ ISSO
AUTOMATICAMENTE, BASEADO NO VALOR DO CAMPO "Titulo" PREENCHIDO NO FORMULÁRIO
ABAIXO. AGORA QUE VOCË JÁ LEU ESSE COMENTÁRIO, PODE APAGÁ-LO! smile

Porto Alegre recebe fórum internacional sobre software livre

Evento vai discutir uso de programas de código aberto em diversas áreas. Internauta pode acompanhar as palestras ao vivo pela internet. Do G1, em São Paulo, com informações da Reuters entre em contato

Começa nesta quinta-feira (17), em Porto Alegre, a nona edição do Fórum Internacional de Software Livre (fisl). O evento terá público recorde, com mais de 6,6 mil pessoas já inscritas para participarem de palestras, workshops e exposições. O fórum vai até sábado, dia 19.

O 'fisl 9.0', como foi batizado o evento na capital gaúcha, vai mostrar os usos do software livre nas áreas de segurança, educação, economia, política, cultura e tecnologia. Palestras vão discutir como os desenvolvedores podem utilizar este modelo de distribuição para reduzir custos e aumentar a confiabilidade dos sistemas.

Saiba mais

* » Infraero anuncia adoção de software livre para economizar R$ 4 milhões por * » Red Hat considera cancelar lançamento de software rival do Vista * » Urna eletrônica troca Windows por software livre * » Maioria das empresas brasileiras utiliza software livre * » Ícones do software livre e da cibercultura se apresentam no Campus Party * » Competição coloca software livre no topo do YouTube? * » Microsoft assina acordo com grupo de software livre Samba

Também haverá palestras voltadas para o uso do software livre em comunicação via Voip (telefone pela internet) e entretenimento, como distribuição de material multimídia e desenvolvimento de videogames.

O internauta interessado em seguir o fórum pode acompanhar a transmissão das palestras, ao vivo pela internet, no site da TV Software Livre.

Expectativas não cumpridas

Apesar do aumento do interesse nos últimos anos, o uso de programas livres ainda não cumpriu expectativas, na percepção dos próprios organizadores do evento.

Sady Jacques, coordenador-geral da Associação Software Livre.org, responsável pela organização da fisl em Porto Alegre (RS), admite que mesmo a adoção da tecnologia pelo governo, que desde o primeiro mandato do presidente Lula defendeu publicamente a substituição de sistemas proprietários, "não aconteceu da forma como gostaríamos".

"Os legados (de software) são quase todos proprietários e envolvem vínculos muito fortes", afirmou à Reuters, referindo-se ao parque de máquinas existente em ministérios e secretarias das instâncias governamentais.

Nas empresas, a adoção de sistemas de código aberto nos PCs cresceu 12,4% nos últimos 12 meses, mas o software livre está presente em menos da metade dos microcomputadores corporativos. O índice, segundo pesquisa do Instituto Sem Fronteiras divulgada em fevereiro deste ano e citada por Jacques, é de 47%.

Na mesa do usuário doméstico a adoção de software livre ainda é uma incógnita e a percepção é de que ainda não aconteceu de maneira significativa, diante da falta de dados do mercado.

Para Jacques, entretanto, "é uma questão de tempo" para que uma massificação do software livre aconteça, já que "a curva de adoção cresce de forma acentuada, enquanto o sistema hegemônico (Windows, da Microsoft ) está estável".

O domínio da Microsoft nos sistemas operacionais instalados em mais de 90% dos microcomputadores está ligado a dois fatores, na opinião de Jacques.

Windows e Linux

O primeiro é que o Windows tem mais de 20 anos de mercado, cerca do dobro do tempo de existência do Linux, e a Microsoft tem acordos com os principais fabricantes de hardware para que as máquinas já cheguem ao mercado com o sistema instalado. "É um acordo legítimo, ela (Microsoft) sabe que precisa dessas parcerias para sobreviver", afirmou.

Além disso, "a disseminação do Windows na casa do usuário se deve ao fato de que há uma distribuição em massa de cópias piratas do sistema", acrescentou Jacques. "Tenho absoluta certeza de que, do total de máquinas com Windows nas casas das pessoas, metade é cópia pirata, é contravenção."

Por isso, na sua avaliação, só uma política pública eficaz de combate à pirataria poderia contribuir para que o consumidor final visse o Linux com outros olhos, já que seria uma opção de custo menor aos usuários diante dos programas proprietários que exigem pagamento de licenças.

Apesar do ritmo de adoção ainda abaixo do esperado, a tecnologia de código aberto tem a seu favor no Brasil o fato de que mais de 73% das companhias com mais de mil funcionários utilizam software livre em algum grau, disse Jacques, citando a pesquisa do Instituto Sem Fronteiras.

A fisl tem patrocício da Globo.com e outros portais e empresas de tecnologia.

-- LeandroSantos - 14 Nov 2005

FORM FIELD Classificacao Classificacao Noticia
FORM FIELD Assunto Assunto sl
FORM FIELD Autor Autor [[Main.LeonardoAlves][]]