Difference: RascunhoDoProjetoParaO2ºSemestre (5 vs. 6)

Revision 612 Jul 2007 - RitaDourado

Line: 1 to 1
 
META TOPICPARENT name="WebHome"
-- RitaDourado - 03 Jul 2007
Line: 67 to 67
  As novas tecnológias se expandem numa velocidade incrível e assustadora, a produção e a distribuição de conteúdos culturais ganha inédita e revolucionária descentralização. A realidade passa a ser recontextualizada, fazendo-se uma reconfiguração das estruturas, das inter-relações. Dessa forma, é na interação que se dá o processo de aprendizagem e a construção do conhecimento.
Added:
>
>

Referência

BONILLA, Maria Helena Silveira. Escola Aprendente: para além da sociedade da informação – Rio de Janeiro: Quartet, 2005.

 

Subprojetos

Oficina de Fotografia Digital

Line: 81 to 87
 
  • desmistificar o culto à tecnologia e destacar a questão da fotografia como cultura;
  • aprimorar técnica do processamento fotográfico preto e branco;
Changed:
<
<

Metodologia

>
>
Metodologia
  A turma será dividida em dois grupos, de no máximo, 10 pessoas, de acordo com suas potencialidades e interesses. Um grupo será responsável para fotografar: O espaço da Ufba, praças, feiras, bancos... e o outro grupo será formado por pessoas que apresentam habilidades dem desenhos artísticos à mão livre, estes sserão também fotografados para depois digitalizar.

Ao longo das aulas serão esclarecidas dúvidas referentes à nomenclatura, procedimentos de captura, transferência, armazenamento e impressão de imagem digital. Através de aulas práticas e teóricas os alunos irão conhecer um pouco mais sobre temas que vão desde história e introdução à fotografia digital, transferência das imagens para o computador, edição de imagens e ajustes de imagem para impressão e Internet.

Changed:
<
<

Conteúdos a serem abordados na Oficina:

>
>
Conteúdos a serem abordados na Oficina:
 
  • A fotografia convencional e a Fotografia Digital : uma análise comparativa.
  • Princípios de formação da Imagem Digital;
Line: 106 to 112
 
  • A utilização de imagens trabalhadas digitalmente em : documentos, Internet, publicidade, produtos gráficos, etc.
  • A criação artística e a Imagem Digital.
Changed:
<
<

Avaliação

>
>
Avaliação
  A avaliação se constituirá de atividades desenvolvidas no grupo, Serão considerados relevantes os critérios de participação, bem como a auto-reflexão sobre as experiências e ações das práticas desenvolvidas e utilizadas. Para tanto, será solicitado um pequeno questionário:
Line: 126 to 132
  Apresentar e praticar conceitos de (imagem mental, visual e textual, textos e imagens sensoriais) na busca de reelaborar a prática do olhar através de conversas sobre a imagem. Seja ela a imagem visual trabalhada na Oficina de Fotografia, imagem mental ou textual, este princípio propõe a imagem no âmbito da sensorialidade.
Changed:
<
<

justificativa

>
>
justificativa
  A idéia é trabalhar com troca das experiências a respeito de como organizar e multiplicar informações e conceitos para uma comunidade, a partir de processos analógicos e digitais de produção gráfica. A premissa é pensar e executar pequenas peças gráficas que possam ser facilmente reproduzidas em quantidade, utilizando as tecnologias disponíveis.
Changed:
<
<

Objetivo

>
>
Objetivo
  Utilizar ferramentas livres para o tratamento e produção gráfica em dinâmicas que combinam aulas expositivas ilustradas com slides e palestras ministradas por orientador e monitores do Ponto de Cultura Anísio Teixeira, voltadas para uma apresentação da operacionalidade do software livre. Por meio de exercícios práticos aplicados e utilizando situações do dia a dia, proporcionar ao aluno a compreensão dos mecanismos que levam à percepção das relações dos elementos compositivos do espaço gráfico na leitura da informação visual.
Line: 144 to 150
 
  • Ensinar técnicas básicas de manipulação de imagens, animação, e som. Serão apresentados diversos aspectos do design em movimento;
Changed:
<
<

Metodologia

>
>
Metodologia
  Fornecer subsídios comunicacionais e semióticos para criação da informação no âmbito do Design e para o desenvolvimento de uma leitura crítica, de forma explícita ou implícita, de diferentes projetos das variadas áreas de atuação.

Line: 155 to 161
  Esta oficina busca iniciar o participante nos processos de análise, escolha, decomposição e recomposição de imagens estáticas. duração 4 horas.
Changed:
<
<

Design em movimento: produzindo animação

>
>
Design em movimento: produzindo animação
  Cada vez mais, os métodos de produção gráfica se aproximam de técnicas e conceitos de vídeo. Esta oficina tratará de questões básicas da imagem em movimento, utilizando técnicas analógicas e digitais de experimentação. Duração 4 horas.
Changed:
<
<

Manipulando informação

>
>
Manipulando informação
  Utilizando o ponto de vista dos participantes, a proposta desta oficina é produzir um pequeno informativo local, utilizando técnicas de colagem, diagramação e reprodução xerográfica. Duração 4 horas.
Changed:
<
<

Diagramação

>
>
Diagramação
  A montagem de textos, figuras e outros elementos na página do veículo a ser impresso. 4 horas
Changed:
<
<

Avaliação

>
>
Avaliação
  A avaliação ocorrerá ao longo do processo de acordo com as participações, criatividade e produtividade. Produto final: um porta retrato com uma das produções realizadas com imagem ou fotografias impressa.
Line: 201 to 207
  Muitas pessoas costumam montar pequenas peças de teatro que falam sobre higiene, educação: sobre como evitar doenças, como promover a segurança no trabalho etc. Isso significa que a arte teatral é a que mais facilmente atrai o interesse das pessoas, porque é uma arte viva e dinâmica e, como tal, é possuidora de um apelo muito forte, conseguindo convencer muito mais do que mil cartazes espalhados pela cidade. Mas não é só isso. Através do teatro pode-se também transmitir mensagens de caráter filosófico (ou religioso) que poderão agir sobre as pessoas fazendo-as modificar seu modo de ver as coisas ou até mesmo seu comportamento, pois, para tanto, o teatro estará convidando essas pessoas a uma reflexão mais profunda no que diz respeito ao assunto.

Changed:
<
<

OBJETIVO DO TEATRO

>
>
OBJETIVO DO TEATRO
  O Teatro tem como objetivo principal a representação com o caráter de lazer, de diversão. Entretanto, ele não fica só aí. Toda a pessoa que resolve escrever uma peça está, obviamente, interessada em transmitir uma mensagem importante para alguém: denunciar alguma coisa, que não esteja indo bem na sociedade: abrir os olhos das pessoas afim de conscientizá-las de que, certos problemas, muitas vezes, estão bem próximos a elas, entretanto, não o enxergam. Todos esses problemas serão muito melhor assimilados pelas pessoas quando visualizados através do teatro.
Changed:
<
<

Como organiza um teatro na escola

>
>
Como organiza um teatro na escola
  Primeiramente será necessário pesquisar o interesse dos companheiros e lançar perguntas do tipo: "como fazer?" e a mais importante: "por que fazer?" Naturalmente não se vai organizar um grupo de teatro na Escola sem um objetivo palpável. Senão, vejamos: uma Escola naturalmente tem problemas dos quais os alunos podem, às vezes, nem ter consciência. Por outro lado, pode ser o próprio aluno o causador do problema e não estar plenamente conscientizado disso. Logo, a partir do momento em que os alunos resolveram se reunir para organizar um grupo de teatro, pode-se ter a certeza de que já foi dado um grande passo, ou seja, há pessoas com vontade de dizer alguma coisa; de refletir sobre alguma coisa; de melhorar alguma coisa; de criticar alguma coisa. e isso prática para a construção da cidadania.
Line: 220 to 226
 Este curso tem como meta, ensinar as técnicas específicas da dança e dos ritmos árabes com um enfoque na consciência do corpo, mais precisamente na técnica do movimento corporal.
Changed:
<
<

Curso de Informática básica em Software Livre

>
>
Curso de Informática básica em Software Livre
  Ponto de Cultura Ciberparque Anísio Teixeira. Curso de Informática com iniciação em Software Livre.
Changed:
<
<

Ementa

>
>
Ementa
  Enfoque teórico-prático sobre o uso do Software Livre na sociedade contemporânea, visando a participação em comunidades virtuais de
Line: 245 to 251
  Conhecer a história, origem e finalidade da Internet.
Changed:
<
<

Conjunto teórico-prático.

>
>
Conjunto teórico-prático.
  Usando redes: navegação e comunicação por e-mail e listas de discussão, Blog. História e Filosofia do Software Livre; História da Internet; Ferramentas de navegação; Cultura Digital
Changed:
<
<

Metodologia

>
>
Metodologia
  A cada semana faremos um encontro de duas horas com os alunos e posteriormente eles realizarão mais quatro horas de atividades
Line: 259 to 265
  Chat). Com base nos estudos os alunos estarão produzindo, socializando suas aprendizagens e interagindo através da Internet.
Changed:
<
<

Recursos

>
>
Recursos
  Computadores conectados a rede
Line: 269 to 275
  Blog.
Changed:
<
<

Avaliação

>
>
Avaliação
  A avaliação se constituirá de atividades desenvolvidas ao longo do curso, no cumprimento da carga horária proposta para cada semana
Line: 282 to 288
  Aplicação de recursos da Internet à prática profissional.
Changed:
<
<

JUSTIFICATIVA

>
>
JUSTIFICATIVA
  Com as transformações provocadas pela introdução dos recursos da Internet na prática profissional, são necessários ao mesmo tempo uma

atualização quanto a estes recursos e o pensar teórico sobre sua utilização.

Changed:
<
<

OBJETIVO GERAL:

>
>
OBJETIVO GERAL:
  Apresentar aos alunos o estado atual da aplicação de recursos da Internet e fornecer subsídios para adaptação profissional a novos

avanços tecnológicos.

Changed:
<
<

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

>
>
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
 
  • Apresentar técnicas para criação, manutenção e uso de páginas html.
  • Apresentar técnicas para criação e uso de outras ferramentas da rede, tais como uso do FTP, Servidor WEB Apache, Registro de domínios e outras.
Changed:
<
<

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

>
>
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
  Introdução:
Line: 309 to 315
 
  • Públicação das páginas html na rede
  • Conceitos Básicos para registros de domínios na internet. (Servidores DNS)
Changed:
<
<

METODOLOGIA-

>
>
METODOLOGIA
  Aulas expositivas.
Line: 317 to 323
  Leitura e discussão de textos.
Changed:
<
<

RECURSOS

>
>
RECURSOS
  Computador com conexão;
Line: 327 to 333
  Papel Ofício.
Changed:
<
<

AVALIAÇÃO

>
>
AVALIAÇÃO
  A Avaliaçõa ocorrerá durante o decorrer da oficina e criação de uma web página com a publicação de um relatório final. \ No newline at end of file
Added:
>
>

OFICINA DE APRESENTAÇÃO DE SLIDES (Openn Office.Org apresentação)

Objetivo Geral

Utilização de recursos para apresentações gráficas.

Objetivo Específico:

Preparar os participantes para a utilização dos recursos do PowerPoint? na elaboração de slides para apresentações, aulas, exposições,

Carga horária: 8 horas aula

Conteúdos:

  • Noções básicas do Openn Office.Org apresentação . Criando apresentações e slides

  • Trabalhando com objetos do Openn Office.Org apresentação
  • Colocando texto nos slides

  • Adicionando elementos visuais ao slides

  • Anotações, folhetos, apresentações de slides e impressão

  • Utilizando o Openn Office.Org apresentação com outros aplicativos

Metodologia:

Exposição da teoria com aplicação prática imediata em exercícios de assimilação.

RECURSOS:

Apostilas ou tutoriais para estudo e discussão;

Computador

Data Show

Avaliação:

Durante o curso, os alunos elaborarão um trabalho usando os recursos ensinados, fazendo sua apresentação no último dia de aula.

 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback