Difference: Noticia20070718145114 (1 vs. 2)

Revision 220 Jul 2007 - PjoTa

META TOPICPARENT name="TodasAsNoticias"

Combate ao Racismo no CONUNE

Nilton Luz
Diretor de Combate ao Racismo
Deleted:
-- PjoTa - 22 Sep 2006

FORM FIELD Classificacao Classificacao Noticia

Revision 118 Jul 2007 - FabricioSantana

META TOPICPARENT name="TodasAsNoticias"

Combate ao Racismo no CONUNE

A participação da Diretoria de Combate ao Racismo do DCE-UFBA no 50º CONUNE foi enfática na defesa de uma Universidade que cumpra seu papel estrutural na superação das desigualdades raciais da sociedade brasileira. Esse papel passa por políticas afirmativas que contemplem o acesso e a permanência dos estudantes negros ao ensino superior de qualidade, mas também pela abertura da Universidade à contribuição negra para o conhecimento, a outros espaços, meios e formas do conhecimento que contemplem a Diáspora africana no Brasil.

Para isso, a defesa central pelo DCE-UFBA de um outro modelo de Universidade, rejeitando a função de legitimadora do status quo que cumpre a atual e a proposta apresentada pela Reitoria da UFBa no próprio CONUNE, o Universidade Nova. Também defendeu as cotas raciais, e a necessidade de avançar nos debates sobre Permanência dos estudantes negros, pois mesmo após o ingresso, há uma série de fatores que podem levar a um subaproveitamento das oportunidades que o ensino superior oferece e até a evasões.

O Programa da UNE para o próximo biênio consegue avançar nas propostas, especialmente após o Primeiro Encontro de Estudantes Negros e Cotistas da UNE (ENUNE), realizado em Salvador ano passado. Os pontos centrais defendidos pelo DCE-UFBA estão timidamente apresentados nas duas primeiras propostas elencadas abaixo. No entanto, é uma plataforma muito aquém do que expressamos: pede reserva de vagas sem definir qual tipo e fala em permanência relacionando- a ao símbolo do sucatemento da extensão, o programa Permanecer.

* Que a UNE e sua nova diretoria continue o debate sobre a Reserva de Vagas, racismo e a Universidade Democrática e Popular
* Fazer uma campanha nacional em defesa das condições de permanência aos estudantes cotistas. Pelo fortalecimento de projetos como Brasil-afroatitude, Conexão de Saberes e Permanecer.
* Participação da UNE na Marcha Zumbi dos Palmares, no Dia Nacional da Consciência Negra;
* Que a Une em 2007 promova caravanas que tinha como objetivo discutir a igualdade racial, diversidade sexual e a emancipação das mulheres e possa levar para dentro dos escolas publicas e particulares a discussão sobre esses temas.
* Contra a discriminação econômica, racial, religiosa, de orientação social e sobre os portadores do HIV e outras patologias; (Políticas Públicas para a Juventude)

Nilton Luz
Diretor de Combate ao Racismo