Difference: Noticia20071121031743 ( vs. 1)

Revision 121 Nov 2007 - NiltonLuz

META TOPICPARENT name="TodasAsNoticias"

DCE-UFBa: Dia da Consciência Negra

DCE-UFBa no 20 no Novembro
Contra a Ditadura Racista na Universidade Federal da Bahia

A Semana da Consciência Negra de 2007 será também a semana da derrota da tentativa de instaurar uma ditadura na Universidade Federal da Bahia. Tudo em nome de um projeto – o REUNI – que, supostamente, expandiria e reestruturaria a Universidade para que ela fosse capaz de dar conta da imensa demanda pela Universidade pública, gratuita, de qualidade, socialmente e racialmente referenciada. Demanda essa que tem na juventude negra seu principal extrato, uma vez que é o segmento racial afastado do acesso e da produção do conhecimento legitimado e reconhecido.

Do Programa de Ações Afirmativas aprovado em 2004, só o item acesso foi garantido até agora. Milhares de estudantes negros e negras têm vivido a dura realidade de uma universidade pública, mas não gratuita. Por trás do comprossimo social dos slogans, uma epistemologia referenciada eurocentricamente, mantendo a exclusão racial no ensino, na pesquisa e na extensão. E o mundo do trabalho não oferece melhores perspectivas: quantas portas terão ainda de ser derrubadas pelo direito de ter oportunidades?

O REUNI aprofunda esse quadro, ao ampliar as vagas na Universidade sem garantir a permanência dos estudantes em vulnerabilidade social e racial. Além disso, estimula a divisão da graduação em duas: de um lado, as "ilhas de excelência", para os privilegiados; de outro, formações genéricas e superficiais para a maioria negra. Mais: o REUNI não reconhece a necessidade de ações afirmativas vinculadas à expansão de uma Universidade que sirva ao seu povo, que é negro.

O Movimento Estudantil da UFBa tirou, na pauta de reivindicações das mobilizações que tem promovido na Universidade, seis itens de interesse direto do povo negro, entre eles abertura de cursos noturnos (com garantia de reserva de vagas e da qualidade), ações afirmativas na pesquisa e pós-graduação e inclusão das matrizes de conhecimento da África e da Diáspora e indígena na tríade ensino, pesquisa e extensão.

O movimento estudantil da UFBa, assim, se compromete com as pautas do povo negro na Universidade, se colocando também na trincheira da luta pela reparação racial no Brasil. Para alcançar as pautas, o DCE, os DAs e CAs da UFBa, núcleos de estudantes negros e negras e o movimento estudantil geral se posiciona contra o REUNI e contra o projeto racista do reitor Naomar Almeida Filho.

Na semana passada, o magnífico ditador da UFBa mandou a polícia agredir e prender estudantes que ocupavam a Reitoria da UFBa reivindicando, entre outros itens, as pautas acima citadas. O reitor, assim, contribui para a tentativa de criminalização dos movimentos sociais, para a qual o movimento negro não pode ficar imparcial.

Por isso, chamamos a todos que têm consciência da sua raça e do seu papel na sociedade, para construirmos uma Grande Assembléia Geral dos Estudantes da UFBa às 9 horas desta quarta, dia 21, Semana da Consciência Negra, com a presença de todos os movimentos sociais. O povo negro, que disputa os rumos da Universidade brasileira, é chamado para encampar as lutas pela garantia das nossas conquistas e a construir um projeto de Universidade para a Reparação!

Diretório Central d@s Estudantes - DCE-UFBa
Diretoria de Combate ao Racismo