Difference: EducacaoSociedade (2 vs. 3)

Revision 311 May 2006 - JoseildaSampaioDeSouza

Line: 1 to 1
 
META TOPICPARENT name="EDC140Ale"

Educação, Sociedade e Didática

Line: 108 to 108
 -GERMANO, José Wellington. Estado militar e educação no Brasil: (1964- 1985). São Paulo; Cortez, 1993.


Added:
>
>
Débora, Doralise, Sandra Regina e Otanísia

Didática Educação e Sociedade.

Nosso assunto de pesquisa referente à proposta a cima, foi embasada no livro de Paulo Freire, Pedagogia da Autonomia e o Multiculturalismo, porque ambos apresentam uma relação muito interessante, no qual trata o objeto e o sujeito do saber nas suas diferenças. Análise e reflexões sobre os textos:

Freire introduz Pedagogia da Autonomia, explicando suas razões para analisar a prática pedagógica do professor em relação á autonomia de ser e de saber do educando. Enfatiza a necessidade de respeito ao conhecimento que o aluno traz para a escola, por ser ele um sujeito social e histórico, e da compreensão de que ¨formar¨ é muito mais do que puramente treinar o educando no desempenho de habilidades. O autor salienta ainda que ensinar requer aceitar os riscos do desafio ao novo, enquanto inovador, enriquecedor, rejeitando qualquer forma de descriminação que separe as pessoas em raça e classes. É ter a certeza de que o aluno faz parte de um processo incompleto, apesar de saber que o ser humano é um ser também condicionado, portanto, há sempre possibilidades de interferir na realidade a fim de modificá-la.

A proposta do Multiculturalismo é trabalhar com a percepção da existência da diferença, como uma constante, nos obriga a rever valores, posições e preconceitos. Qualquer concepção teórica ou prática de trabalho com as diferenças nasala de aula, no cotidiano escolar é passível de crítica, de análise de necessidades, e de ajustes. Lidar com as diferenças no cotidiano educacional, não é neutro, nem ideal, mas todos nos estamos marcados por nossas visões de mundo, por valores incorporados ao longo da nossa existência, por ideais construídos ou apreendidos por concepções a respeito da vida e do mundo. È sempre bom lembrar que a vida, tanto individual como coletiva, é muito mais abrangente que nossa condição humana pode captar compreender. E a proposta do multiculturalismo é trabalhar essas diferenças na sala de aula na perspectiva de que cada um se respeite e possa viver e até aprender com os outros, cada um na sua singularidade, mais que nessa singularidade cada qual possa aprender um pouco e compartilhar desses aprendizados e das culturas existentes sem discriminação.

REFERÊNCIAS:

- FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários á Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra. 1996, p. 165.

- Multiculturalismo: Integrado Saberes.

- TAYLOR, Charles. Multiculturalisme, différence et démocracie, Paris, Aubier, 1994.

- WALTZER,Michel. Pluralisme et démocracie, Paris, Esprit, 1997.


 
 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback