Difference: ComunidadesDaysi ( vs. 1)

Revision 107 Nov 2004 - MariaHelenaBonilla

Line: 1 to 1
Added:
>
>
META TOPICPARENT name="WebFormacao"

Comunidades virtuais

Sobre comunidades virtuais

Daisy da Costa Lima Fonseca Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFBA e Professora do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia- UNEB.

Prof. Dr. Edvaldo Souza Couto Professor dos Programas de Pós-graduação em Educação e Filosofia da Universidade Federal da Bahia- UFBA

Resumo

O trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa ainda em andamento sobre comunidades virtuais. Inicia-se com a reconstrução teórica do conceito de comunidade a partir de algumas contribuições teóricas da sociologia clássica e destaca as cotações adquiridas nesses estudos. Em seguida, transporta a discussão das comunidades para a cena contemporânea e enfatiza a questão sobre comunidades virtuais, analisando seus fundamentos, características e emergência no ciberespaço.O pressuposto é o de que as comunidades virtuais são agregados sociais que surgem da Internet para formar redes de relações pessoais no ciberespaço. Esta experiência propicia a expansão da presença física dos indivíduos mediando uma alteração substantiva em suas vidas e em suas relações pessoais e sociais.O trabalho conclui, provisoriamente, que as comunidades virtuais não estão dissociadas de uma herança cultural.

Palavras-chave: Comunidade, comunidades virtuais, cultura e ciberespaço

 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback