Difference: ConhecendoSalvador (3 vs. 4)

Revision 431 Jul 2008 - AlessandraPicanco

Line: 1 to 1
 
META TOPICPARENT name="WebIncubadora"
até 01/08
Edital 05/2008 FAPESB
Line: 265 to 265
 

parceria...

Added:
>
>

ideis da proposta original

PROJETO

CONHECENDO SALVADOR ATRAVÉS DOS FORTES HISTÓRICOS

PROFº JOÃO AUGUSTO LIMA DE OLIVEIRA

JUNHO / 2008

Breve Histórico

Sendo Salvador a primeira capital do Brasil fundada em 1549 foi também a porta de entrada e de saída de toda a riqueza colonial, encabeçada pela grande produção de açúcar e outros produtos tropicais. A partir de 1549 Salvador passa a ser palco da ambição de outros países que disputavam com Portugal terras americanas e controle do açúcar países como a Holanda, Espanha e Inglaterra. Para conter as invasões do além-mar e guarnecer os limites da cidade, foram construídos diversos fortes militares para salvaguardar a cidade dos estrangeiros bem como dos nativos. Os fortes também contribuíram para desenvolver e acelerar o crescimento de Salvador. São 11 fortes que compõe o parque históricos da arquitetura militar de Salvador são eles: 1.Forte de Santo Antonio da Barra – objetivo defender a ponta da barra que entra para a Bahia. 2.Fortinho de Santa Maria 3.Fortinho de São Diogo 4.Fortinho de São Fernando – capela de Santo Antonio da Barra 5.Fortaleza do Mar (São Marcelo) 6.Fortinho de São Francisco 7.Fortinho da Ribeira 8.Fortinho de Monteserrate 9.Fortinho do Barbalho 10.Fortinho de Santo Antonio além do Carmo 11.Forte de São Lourenço (Itaparica) Em anexos utilizamos textos e planta e gravuras de cada forte em questão do livro “A Bahia no Século XVIII” de Luiz dos Santos VILHENA – Ed. Itapuã – coleção baiana – volume 1 de 1969.

Idéia Central – Objetivo Geral

O projeto “conhecendo Salvador” é construir o hábito em nossa população a partir dos alunos da escola pública de conhecer a nossa cidade e monumentos oficiais públicos, sua história e importância social, ontem hoje. O projeto visa visitações públicas aos fortes que ai resistem ao tempo espalhados na costa da nossa cidade. Visa um grande aproveitamento pedagógico, pois o elo de ligação entre o aluno e o conhecer Salvador a partir dos fortes. O projeto pretende levar em número de 40 alunos do nível médio do Colégio Manoel Devoto s traçar um roteiro pré-determinado de todos os fortes existentes em Salvador, incluindo o forte de S. Lourenço que fica na Ilha de Itaparica e o de Santo Antonio da Barra que fica na baia de todos os santos. A visitação dos fortes além de conhecer a história arquitetônica dos nossos prédios militares que simboliza o marco de nossa liberdade da nossa cidade disponibilizará aos alunos conhecer a tragetória do crescimento da nossa terra. Sabemos que a partir das edificações militares o sítio de Salvador se tornou prodigiosamente segura, e o entorno de cada forte se formaram vilas , feiras, comércios etc. Para além de uma simples visitação escolar o projeto visa produzir pelo alunos toda construção contextual de cada forte, o sentido de sua as batalhas protagonizadas o transcurso de sua história. O projeto “Conhecendo Salvador”, não se limita só conhecer os fortes da cidade, mas também poderá se expandir seus tentáculos por Igrejas, Centro-histórico, Museus, Conventos etc., abraçando assim toda a cidade.

Objetivos Específicos

aproximar os alunos da cidade conhecendo o acervo público e sua importância.

localizar e caracterizar as regiões onde foram erguidos os fortes.

compreender as razões que possibilitaram as suas construções.

identificar as guerras empreendidas na Cidade Salvador notabilizada pelos fortes.

oportunizar aos alunos através de uma atividade lúdica e extra sala de aula, vivenciando experiências integradouras entre a cidade e a escola.

Conteúdos das aulas: Visitações

conhecer o espaço físico do forte e seu entorno ontem e hoje.

fundação dos fortes / bairros

desenvolvimento cultural, econômico, social.

Interdisciplinar:

História publicidade Geografia línguas (Port / Esp/ Inglês Turismo Informática / cinema Este projeto tem um caráter interdisciplinar de se apropriar da linguagem histórica para explicar a construção dos fatos, nos sercamos dos conhecimentos da geografia pra entender o espaço da linguagem para entender o espaço, da linguagem para a construção dos fatos, nos sercamos dos conhecimentos da geografia para entender o espaço da linguagem para a construção dos textos em português, espanhol e inglês, dos aspectos do turismo, cinema, tecnologia como internet, áudio-visual etc.

Estratégias ;

Aulas em loco (visitações) aulas expositivas leitura de mapas e textos leitura de fotografias e gravuras

Material Didático:

livros / textos apostilas fotografias gravuras filmes (documentários)

cada aluno receberá uma pasta com lápis, caneta, borracha, papel, textos etc)

Material :

ônibus / barco / saveiro

Avaliação:

construção de relatório de visitação por equipes de 5 alunos.

construção documental de fotos e filmagens para a criação de DVD e imagens em internet de trinta minutos (30)

construção de folder, cartazes,

produção de textos sobre os fortes para álbum de imagens virtual / concreto.

Orçamento:

Material didático

      1. ,00 ............. pasta aluno 40 alunos 2.000,00 ............. ônibus 4 viagens 5.500,00 ............. saveiro 4 viagens 8.250,00 ............. três viagens

1.000,00 ........... lanche 1.000,00 ........... professores

10.250,00 total

Tempo:

11 fortes

1 dia faz 03 fortes

(6 dias no total)

 -- AlessandraPicanco - 30 Jul 2008
 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback