Difference: ProjetoAutoria (13 vs. 14)

Revision 1417 Sep 2004 - SissiLucena

Line: 1 to 1
 
META TOPICPARENT name="ExtensaoMec"

Changed:
<
<

INCLUSÃO DIGITAL E AUTORIA DO PROFESSOR

>
>

AUTORIA DO PROFESSOR NA REDE

 

Carga horária

100 horas de duração total, com atividades presenciais (80 horas) e atividades a distância (20 horas). Duração total de 6 meses. Frequência quinzenal. Período Noturno.
Line: 24 to 24
  Utilizar as TIC, conectadas à Internet, para favorecer a interatividade e novas formas de aprendizagem coletiva, divulgando pesquisas e produções desenvolvidas em sala de aula, é usá-las na perspectiva de ambiente colaborativo de aprendizagem e não apenas reduzi-las a meras fontes de dados. Estrutura-se também uma outra organização curricular: como rede, como hipertexto.
Changed:
<
<
No sentido de potencializar e democratizar a utilização da rede e dessa outra organização curricular, torna-se necessário termos uma visão crítica a respeito do uso de softwares abertos e proprietários. É de fundamental importância levarmos em consideração que a escola não é uma empresa e por isso não pode ficar atrelada à lógica do mercado. Também, que as escolas, em especial as escolas públicas, não têm condições para acompanhar a velocidade com que a indústria de softwares proprietários atualiza seus produtos. Por outro lado, não podem ficar defasadas dos avanços tecnológicos. Frente a isso, a opção pelos softwares livres vem responder às necessidades do âmbito educacional e potencializar o uso da rede como espaço colaborativo e de participação.
>
>
No sentido de potencializar e democratizar a utilização da rede e dessa outra organização curricular, bem como, desencadear processos de inclusão digital, torna-se necessário termos uma visão crítica a respeito do uso de softwares abertos e proprietários. É de fundamental importância levarmos em consideração que a escola não é uma empresa e por isso não pode ficar atrelada à lógica do mercado. Também, que as escolas, em especial as escolas públicas, não têm condições para acompanhar a velocidade com que a indústria de softwares proprietários atualiza seus produtos. Por outro lado, não podem ficar defasadas dos avanços tecnológicos. Frente a isso, a opção pelos softwares livres vem responder às necessidades do âmbito educacional e potencializar o uso da rede como espaço colaborativo e de participação.
  Levando em consideração esses pressupostos, o curso Autoria do professor na rede propõe uma dinâmica que permite uma visão potencializadora das tecnologias baseadas na Internet para uso nas instituições educativas. Nessa dinâmica, professor e aluno passam a ser autores, produzindo conhecimentos colaborativamente, tornando-se mais um nó na rede de interações. Para tanto, é fundamental desmistificar o uso da rede Internet apenas como recurso para pesquisa, compreender a importância da autoria do professor para a construção de uma outra dinâmica educacional, a prática dos conceitos de interatividade e hipertextualidade e o uso mais democrático e livre dos softwares e dos meios de comunicação.
Line: 85 to 85
 

Objetivos gerais

Changed:
<
<
  • Compreender a importância da autoria do professor para a construção de uma outra dinâmica educacional
  • Desmistificar o uso da rede Internet apenas como recurso para pesquisa
  • Perceber e utilizar a rede Internet como ambiente de produção, colaborativo, participativo e de socialização
  • Compreender que utilizar a rede de forma livre e aberta, socializando as produções de professores e alunos implica participar da composição do imenso hipertexto que compõe a rede Internet
>
>
  • Compreender a importância da autoria do professor para a construção de uma outra dinâmica educacional;
  • Desmistificar o uso da rede Internet apenas como recurso para pesquisa;
  • Perceber e utilizar a rede Internet como ambiente de produção, colaborativo, participativo e de socialização;
  • Desencadear processos de inclusão digital com os professores envolvidos no curso;
  • Compreender que utilizar a rede de forma livre e aberta, socializando as produções de professores e alunos implica participar da composição do imenso hipertexto que compõe a rede Internet.
 

Abordagem Temática

Os estudos a serem realizados nesse curso envolve saberes organizados em torno dos seguintes blocos de trabalho são considerados relevantes no contexto da proposta deste curso

Inclusão digital – 12h

Changed:
<
<
Professores responsáveis: Maria Helena Silveira Bonilla, Alessandra de Assis Picanço e Simone Lucena
>
>
Professores responsáveis: Maria Helena Silveira Bonilla, Alessandra de Assis Picanço e Simone de Lucena Ferreira
 
Ementa
Este bloco de trabalho explora a temática da Inclusão Digital, a partir da análise das ações desenvolvidas no Brasil para o acesso da população às tecnologias da informação e comunicação e para os processos de alfabetização digital, bem como a partir da capacitação para o uso das ferramentas básicas de comunicação digital.
Line: 138 to 139
 
  • Formato de arquivos

Conjunto Prático
Changed:
<
<
GNU/Linux: Interface gráfica; Aplicativos p/linux
>
>
GNU/Linux: Interface gráfica; Aplicativos para linux
 
Line: 193 to 194
 

Metodologia

Changed:
<
<
Este curso será desenvolvido através da interação entre cursistas e professores, tanto em encontros presenciais quanto a distância. Serão desenvolvidas atividades envolvendo todos os alunos do curso (encontro de abertura e encerramento), e encontros de estudo em grupo, orientação individual e coletiva (durante o curso), através de processos articulados, simultâneos e colaborativos.
>
>
Este curso será desenvolvido através da interação entre cursistas e professores, tanto em encontros presenciais quanto a distância. Serão desenvolvidas atividades envolvendo todos os alunos do curso (seminários de abertura e encerramento), e encontros de estudo em grupo, orientação individual e coletiva (durante o curso), através de processos articulados, simultâneos e colaborativos.
 
Changed:
<
<
No encontro de abertura (4h) estaremos realizando a apresentação e as primeiras interações entre o grupo de professores e monitores envolvidos e de alunos matriculados. Também será o momento da apresentação dos fundamentos e do funcionamento da proposta do curso - sua dinâmica curricular, sua organização, os espaços-tempos de realização (cronograma, locais...), seu ambiente virtual (página do curso).
>
>
No seminário de abertura (4h) estaremos realizando a apresentação e as primeiras interações entre o grupo de professores e monitores envolvidos e de alunos matriculados. Também será o momento da apresentação dos fundamentos e do funcionamento da proposta do curso - sua dinâmica curricular, sua organização, os espaços-tempos de realização (cronograma, locais...), seu ambiente virtual (página do curso).
  Para o encontro de encerramento (4h) será organizado um seminário de apresentação das produções desenvolvidas ao longo do curso, a análise e avaliação das atividades desenvolvidas.
Line: 207 to 208
 O esquema a seguir explicita a organização de atividades propostas na dinâmica do curso:

Grupos Início Inclusão Digital Software Livre Produção hipertextual/Multimídia Término
Changed:
<
<
1 seminário Inclusão Digital conceitos básicos interface com usuário Aplicativos vídeo hipertexto imagem seminário
2 seminário Inclusão Digital interface com usuário Aplicativos conceitos básicos hipertexto imagem vídeo seminário
3 seminário Inclusão Digital Aplicativos conceitos básicos interface com usuário imagem vídeo hipertexto seminário
>
>
1 Seminário Inclusão Digital Conceitos básicos Interface com usuário Aplicativos Vídeo Hipertexto Imagem Seminário
2 Seminário Inclusão Digital Interface com usuário Aplicativos Conceitos básicos Hipertexto Imagem Vídeo Seminário
3 Seminário Inclusão Digital Aplicativos Conceitos básicos Interface com usuário Imagem Vídeo Hipertexto Seminário
 
  DIMENSÃO REDE

Avaliação

Changed:
<
<
A avaliação do curso tem caráter processual, sem descuidar dos produtos desenvolvidos. Para explicitar o processo será criado e mantido um ambiente virtual de aprendizagem, com conteúdo (artigo, relato de experiência, análises, imagens, vídeos, planejamentos ou outros) desenvolvido durante o curso. Também será produzido um CD-rom com o material utilizado durante o curso e as produções desenvolvidas. Será considerada a participação dos alunos nos encontros presenciais, bem como a sua interação ativa através da lista, chats, fóruns, blog e site do curso, navegação, pesquisa, desenvolvendo a sua automia de estudos e a sua capacidade propositiva de novas dinâmicas. Um trabalho dissertativo individual deverá ser apresentado, pelo menos, por escrito e oralmente no seminário final do curso, o qual deverá explicitar um caráter crítico/reflexivo, estar coerente com a dinâmica de estudos e produção do curso.
>
>
A avaliação do curso tem caráter processual, sem descuidar dos produtos desenvolvidos. Para explicitar o processo será criado e mantido um ambiente virtual de aprendizagem, com conteúdos (artigo, relato de experiência, análises, imagens, vídeos, planejamentos ou outros) desenvolvidos durante o curso. Também será produzido um CD-Rom com o material utilizado durante o curso e as produções desenvolvidas. Será considerada a participação dos alunos nos encontros presenciais, bem como a sua interação ativa através da lista, chats, fóruns, blog e site do curso, navegação, pesquisa, desenvolvendo a sua automia de estudos e a sua capacidade propositiva de novas dinâmicas.
 

Infra-estrutura

Line: 230 to 231
  Pretende-se também desencadear processos de inclusão digital, numa perspectiva de democratização e compartilhamento do conhecimento catalisadas pelo uso de Software Livre, bem como a articulação de comunidades virtuais/presenciais de aprendizagem, e produção de material em mídia digital para o ensino básico.
Changed:
<
<
Espera-se ainda fortalecer a indissociabilidade entre as atividade de ensino, pesquisa e extensão universitária, aproximando o “conhecimento acadêmico” da “vida concreta da sociedade” e de seus problemas. Também espera-se que esta aproximação nos ajude a descobrir novos objetos de investigação, apontando desafios, limites e possibilidades de nossa realidade social, trazendo subsídios para a produção de monografias, teses e dissertações, artigos e para o desenvolvimento de políticas públicas na área.
>
>
Espera-se ainda fortalecer a indissociabilidade entre as atividade de ensino, pesquisa e extensão universitária, aproximando o “conhecimento acadêmico” da “vida concreta da sociedade” e de seus problemas. Também espera-se que esta aproximação nos ajude a descobrir novos objetos de investigação, apontando desafios, limites e possibilidades de nossa realidade social, trazendo subsídios para a produção de monografias, teses e dissertações, artigos e para o desenvolvimento de políticas públicas na área.
 

Bibliografia básica

AFONSO, C. A. Internet no Brasil: o acesso para todos é possível? Policy Paper - ILDESFES; Friedrich-Ebert-Stiftung, n. 26, setembro de 2000, 20 p.
 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback