Difference: RCJosélia ( vs. 1)

Revision 117 Feb 2009 - JoseliaSantos

Line: 1 to 1
Added:
>
>
META TOPICPARENT name="AtiJoselia"
<-- @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } TD P { margin-bottom: 0cm } -->

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

FACULDADE DE EDUCAÇÃO




RELATÓRIO FINAL DE ATIVIDADE DE MONITORIA


Título do Plano de Trabalho da monitora

Produção colaborativa de material didático com base em desenho vetorial.

Nome do aluno

Josélia Domingos dos Santos

Nome do Orientador

Maria Helena Silveira Bonilla e Edvaldo Souza Couto

Grupo de Pesquisa

Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC)

Palavras-chave

Produção colaborativa, material didático, Inkscape

Período de vigência

Agosto a Dezembro de 2008

Resumo


As atividades desenvolvidas nas disciplinas EDC 287 – Educação e Tecnologias Contemporâneas e EDC 266 - Introdução a Informática na Educação, tiveram como objetivo dar suporte formativo e auxiliar as turmas do semestre 2008.2 das referidas disciplinas na produção colaborativa a ser realizada, especificamente no que se refere a produção de material didático com base em desenho vetorial a partir do software livre Inkscape.



Introdução



A monitoria nas disciplinas EDC 287 – Educação e Tecnologias Contemporâneas e EDC 266 - Introdução a Informática na Educação foi de fundamental importância para contribuir com as atividades que os alunos desenvolveram ao longo do curso. Nessas atividades os alunos tiveram suporte formativo com os aplicativos do software livre Inkscape o que foi essencial para a concretização de suas produções. Esse trabalho também proporcionou um maior contato dos alunos com o uso de um software livre para edição de desenhos vetoriais, o que ampliará os conhecimentos dos mesmos no processo educativo de sua formação. Essa também foi uma ótima oportunidade para a aluna do curso de Pedagogia vivenciar na prática estudos sobre o software livre Inkscape e suas contribuições para a produção de materiais utilizados no processo ensino-aprendizagem. O objetivo deste trabalho foi o de auxiliar os alunos, dando-lhes suporte formativo nas produções colaborativas a partir do software livre Inkscape.



Materiais e métodos


A metodologia de trabalho desenvolvida baseou-se no acompanhamento e suporte formativo aos alunos matriculados na disciplina no trabalho de produção de material didático com base em desenho vetorial utilizando o software livre Inkscape, auxiliando-os nas dificuldades encontradas no que diz respeito a esse software e ao desenvolvimento do trabalho. Foram utilizados como recursos, computador, acesso a internet e o software livre Inkscape instalado.


Atividades realizadas no período

  • Elaboração de plano de trabalho e horário de atendimento aos alunos, junto com os professores da disciplina, estagiárias e demais monitores, articulado com as atividades do grupo de pesquisa;

  • Estudo das temáticas específicas da disciplina e do grupo de trabalho;

  • Participação em reuniões do grupo de pesquisa, sessões de estudo e de orientação;

  • Participação de reuniões periódicas com os professores, estagiárias e monitores da disciplina, a fim de promover a avaliação permanente das atividades e o planejamento pautado na prática;

  • Organização das atividades do grupo de trabalho “Impressos”, de forma a orientar os alunos na elaboração do fanzine, jornal e livro infantil;

  • Auxílio na definição da temática, na tomada de decisão sobre qual suporte/apresentação a ser utilizado, no planejamento e organização das informações dispostas nos materiais, na produção gráfica das imagens e demais elementos, bem como na finalização dos materiais.

  • Disponibilização dos produtos elaborados no âmbito do grupo de trabalho no ambiente moodle da disciplina;

  • Participação na avaliação final da disciplina, contribuindo nos aspectos concernentes ao grupo de trabalho;

  • Elaboração de relatório.

Resultados


Os principais resultados obtidos foram:

  • O suporte formativo no uso do software livre Inkscape, através da realização de uma oficina para uso do software mencionado, onde foram produzidos jornal, livro infantil e fanzine, e reuniões com o grupo de trabalho;

  • A disponibilização das produções no ambiente moodle da disciplina;

  • A monitoria na disciplina foi uma oportunidade de vivenciar na prática os estudos que a monitora vem realizando sobre software livre, web 2.0 e as contribuições que trazem para o processo educativo, através das pesquisas desenvolvidas no grupo de pesquisa GEC.

    Dificuldades e proposições

A maior dificuldade encontrada foi a da organização dos momentos presenciais e a dinâmica online para a realização das produções com os alunos de cada equipe de impressos. Para superar essa dificuldade, a monitora teve que marcar encontros de acordo com os horários dos grupos de trabalho.



 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback