> > |
META TOPICPARENT |
name="EncontrosID" |
Atas do Grupo de Estudos de Inclusão Digital e Software Livre de 2006
05/10/06
* Presentes: Bonilla. Amaleide, Rejane, Sule, Adriana, Dart e Tania
O tema proposto para nosso estudo nesse dia foi o Software livre e a partir desse discutir, pesquisar e aprofundar mais um pouco sobre a questão das licenças (GPL, LGPL, etc..), do direito autoral, do Creative Crommons,...
A principio levantamos um pouco a discussão no que diz respeito ao direito autoral, e para fundamentar nosso estudo utilizamos a Cartilha do PSL-BA(Projeto Software Livre- Bahia). Então podemos perceber que o direito autoral é diferente de copyright, pois o direito autoral está associado ao direito do autor, já o Copyright é o direito de vender, copiar, distribuir, etc...
Outra questão quanto ao Software Livre é que este não é um domínio público, já que o domínio público o criador abre mão de seus direitos de autoria e de licenciamento de cópias.
Ao trazer a diferença entre copyright e copyleft podemos perceber que o primeiro tem como princípio as restrições, já o segundo por sua vez tem como princípio as liberdades.
Por fim, Boni sugeriu que pudessemos pesquisar mais e trazer material para aprofundarmos sobre o Creative Crommons, verificar na fundação Getúlio Vargas quanto o creative crommons(neste ver como fica a questão do direito autoral) e quanto as demais licenças
24/05/06
* Presentes: Bonilla,Amaleide, Socorro e Sule
- Após explanação sobre impedimentos que levaram os integrantes a não se reunirem na semana anterior, o grupos deu início a leitura do livro "Exclusão Social e a Nova Desigualdade" de José de Souza Martins.
- O autor, traça um panorama sobre as desigualdades sociais, definindo exclusão como "carência de sentido" e que para o mesmo não existe EXCLUSÃO, mas sim PRIVAÇÃO e discorre sobre as novas desigualdades que se acentuam no contexto atual, que resultam do encerramento de uma longa era de desigualdades sociais e apontam para novas formas "indecentes" como a pobreza e outras formas não inclusivas.
- Bonilla orienta que o texto do Arroyo seja disponibilizado na pasta de Inclusão Digital e orienta a leitura de Robert Castells para a próxima semana.
03/05/06
* Presentes: Paulo, Amaleide.
- A reunião teve como pauta a continuidade da leitura e discussão do artigo de Miguel Arroyo "A universidade e a Formação do Homem", parte integrante do livro Universidade, Formação e Cidadania - organizado por Gislene A. Santos.
- Pontos discutidos: A cidadania como conceito vinculado ao contexto histórico político no Brasil; A educação para a cidadania como discurso político-pedagógico das escolas...
26/04/06
* Presentes: Paulo, Amaleide.
- A reunião teve como pauta a leitura e discussão do artigo de Miguel Arroyo "A universidade e a Formação do Homem", parte integrante do livro Universidade, Formação e Cidadania - organizado por Gislene A. Santos.
- Pontos discutidos: A cidadania como conceito vinculado ao contexto histórico político no Brasil; A educação para a cidadania como discurso político-pedagógico das escolas...
19/04/06
* Presentes: Bonila, Paulo, Amaleide e Socorro.
- A reunião teve como pauta a continuidade da leitura e discussão do capítulo "A construção coletiva do espaço público", parte integrante do livro A Construção da cidadania - reflexões Histórico-políticas de Darcísio Corrêa.
- Pontos discutidos: (com paulo).
05/04/06
* Presentes: Bonilla, Paulo, Amaleide, Socorro e Sule.
- A reunião teve como pauta a leitura e discussão do capítulo "A construção coletiva do espaço público", parte integrante do livro A Construção da cidadania - reflexões Histórico-políticas de Darcísio Corrêa.
- Pontos discutidos: O grupo conduziu a leitura com análise dos aspectos relativos a cidadania apresentados pelo autor, distinguindo os vários conceitos apresentados desde o século XVIII ao XX, tendo como principal fonte as idéias de Marshall. * O primeiro conceito de cidadania surge como oriunda da burgesia ainda na sociedade feudal e depois como distinção entre as classes, relacionada como sinônimo de posses.
No século XIX, a cidadania emerge como luta política na sociedade, onde todos são portadores de direito, "mesmo os discriminados".
Com o decorrer do tempo, a cidadania assume relações com a aquisição de direitos civis, principalmente liberdade e trabalho e já no século XX refere-se a participação integral na comunidade.
Nesse aspecto, o autor concebe comunidade como ESPAÇO POLÍTICO onde a comunidade representa uma participação política na sociedade, ou seja espaço de discussões com vistas a direitos públicos.
- O grupo não fechou consenso sobre uma conceituação da cidadania, a partir do ponto de vista do autor por ainda necessitar complementar a leitura que estendeu-se até a página 220 do livro.
- Bonilla orienta que todos tragam e disseminem contribuições de leituras relacionados ao tema para as próximas discussões que continuarão a acontecer às 4ª feiras.
-- JoseildaSampaioDeSouza - 12 Aug 2007 |