Difference: TextRascunho (3 vs. 4)

Revision 410 Nov 2006 - JoseildaSampaioDeSouza

Line: 1 to 1
 
META TOPICPARENT name="IncDigital2"

O letramento digital e a Inclusão

Joseilda Sampaio de Souza

Changed:
<
<
Esses dias estava lendo o livro Inclusão digital: tecendo redes afetivas /cógnitivas, de Nilze Pellanda, Elisa Schlunzen e Klaus Junior. Nessa leitura alguns artigos chamaram muito minha atenção com relação ao tema da pesquisa, posso destacar entre esses, o artigo de Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, cujo título é Letramento Digital e hipertexto: Contribuições à educação, como também o artigo de Mariza Eizirik – É preciso inventar a inclusão.
>
>
Este texto, apresenta alguns pontos detacados da leitura do livro Inclusão digital: tecendo redes afetivas /cógnitivas, de Nilze Pellanda, Elisa Schlunzen e Klaus Junior. Neste livro encontrei alguns artigos relevantes relacionados ao tema da pesquisa, posso destacar entre esses, o artigo de Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, cujo título é Letramento Digital e hipertexto: Contribuições à educação, como também o artigo de Mariza Eizirik – É preciso inventar a inclusão.
  O primeiro artigo a autora faz uma associação entre a alfabetização digital e letramento digital. Relacionado a essa temática do letramento digital encontramos a questão da inclusão, que é um dos temas trazido por Eizirik, em seu artigo, está outra autora por sua vez, traz algumas contribuições de Foucault, para o entendimento do conceito de inclusão.
Line: 19 to 19
  Nesse contexto, no centro dessas discussões sobre o mundo do letramento, é que entra em cena a questão do desafio da utilização da TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação). Esse desafio está relacionado principalmente para aqueles que sequer conseguem empregar a escrita em situações de sua vida, daí surge à necessidade de ações com o intuito a formar pessoas letradas com competências a resolver as situações do seu cotidiano e paralelo a isso poder enfrentar os desafios de sua inserção na sociedade da informação.
Changed:
<
<
Outro ponto a destacar ainda no artigo de Almeida, é quanto ao letramento e a TIC, nesse sentido o que consigo enxergar nessa pesquisa acerca da questão da Inclusão digital, é que muitos conceitos e até mesmo muitas ações estão baseadas no reducionismo de somente ter “ acesso à máquina ” , como se isso fosse suficiente para que aquela pessoa pudesse por assim dizer, estar incluída digitalmente. Porém, essa é uma idéia simplista e equivocada, em supor que basta apenas colocar computadores em diferentes lugares e ter cursos instrumentais de informática, que as pessoas estarão incluídas digitalmente ou até mesmo estarão letradas digitalmente.
>
>
Outro ponto relevante ainda no artigo de Almeida, é quanto ao letramento e a TIC, nesse sentido o que consigo enxergar nessa pesquisa acerca da questão da Inclusão digital, é que muitos conceitos e até mesmo muitas ações estão baseadas no reducionismo de somente ter “ acesso à máquina ” , como se isso fosse suficiente para que aquela pessoa pudesse por assim dizer, estar incluída digitalmente. Porém, essa é uma idéia simplista e equivocada, em supor que basta apenas colocar computadores em diferentes lugares e ter cursos instrumentais de informática, que as pessoas estarão incluídas digitalmente ou até mesmo estarão letradas digitalmente.
  É evidente, que o computador se faz necessário, uma vez que o letramento digital necessita da TIC para se concretizar, porém se pensarmos nesse contexto a questão da “exclusão digital”, não seria apenas estar alheio, ou ausentes do computador e sim é continuarmos incapazes de pensar, criar, produzir, nesse contexto digital. Pois ter acesso a TIC e utilizar seus recursos com certa proficiência, tanto pode indicar ação de um usuário consumidor passivo quanto de um usuário crítico. Já que ler telas, apertar teclas, utilizar programas, ter um cursinho rápido de informática para ter conhecimento de certos Softwares, e etc, esta para a inclusão digital da mesma forma que à alfabetização no sentido pleno de apenas identificar as letras, da codificação e decodificação. Nesse sentido Almeida, ao citar Buzato diz que,
 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback