Difference: Andreoliveira20131 ( vs. 1)

Revision 125 May 2014 - Main.JoaquimLago

Line: 1 to 1
Added:
>
>
META TOPICPARENT name="GeolMono20132"
Estudo da concentração de metais em solos das Formações Marizal, São Sebastião e Coberturas Aluviais, em área piloto no entorno do Polo Industrial de Camaçari, BA. André da Cruz Oliveira (2013.2)

Banca: Prof. MSc. Hailton Mello da Silva - IGEO/UFBA –Orientador, Dr. Fábio Carvalho Nunes - IFBAIANO - Co Orientador, Prof. Dr. Sérgio Augusto de M. Nascimento - IGEO/UFBA, Geólogo Gedison Marques Vilela – CETREL.

Resumo: Neste trabalho buscou-se determinar as concentrações de elementos metálicos em solos das Formações São Sebastião, Marizal e em Coberturas Aluviais, em área piloto no entorno do Polo Industrial de Camaçari, Ba. Assim foram selecionados 17 elementos metálicos e determinou-se seus teores e confrontou-se com valores de referência de qualidade. Na ausência de valores de referência para concentrações de metais em solos, estabelecidos para as condições do Estado da Bahia, utilizou-se valores genéricos internacionais ou estabelecidos para outros Estados. Para isso foram desenvolvidas atividades de escritório, de campo laboratório, a saber: levantamento bibliográfico, foto interpretação, visitas para reconhecimento da área, confecção do mapa geológico, coleta de amostras, análise granulométrica, análise química, tratamento dos dados e confecção da presente monografia. Após coletado o material foi submetido a análise química, desenvolvida no laboratório da CETREL, e análise granulométrica realizada no laboratório de estudos do petróleo, do Núcleo de Estudos Ambientais da Universidade Federal da Bahia. Os teores totais, dos metais selecionados, extraídos nos solos da área de estudo ficaram abaixo dos valores estabelecidos pela Resolução CONAMA 420/2009, e os elementos que não tinham valores de referência estabelecidos nesta Resolução, foram confrontados com valores utilizados pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos da América e com valores de referência utilizados para solos do Estado do Paraná, além disso foi realizado um tratamento estatístico para alguns elementos. Destas comparações foi possível concluir que os solos da área em questão apresentam valores bem abaixo dos teores estabelecidos pelos três referenciais utilizados e que possivelmente suas concentrações têm baixa influência de ação antrópica.

Palavras-chave: Solos; Elementos metálicos; Contaminação; Concentração, Teores.

 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback