Difference: AsafeSantana2011 ( vs. 1)

Revision 121 Jul 2011 - VanderluciaCruz

Line: 1 to 1
Added:
>
>
META TOPICPARENT name="GeolMono20111"
Análise Geométrica e Cinemática dos Elementos Litoestruturais das Formações Açuruá, Tombador e Caboclo na Região Norte de Lençóes - Chapada Diamantina, Ba - Asafe dos Santos Santana (2011.1)

Banca: Prof. Dr. Carlson Matos Maia Leite - IGEO/UFBA e Petrobras - Orientador, Profa. Dra. Simone Cerqueira P. Cruz - IGEO/UFBA, Dr. Reginaldo Alves dos Santos - CPRM

Resumo: A região à norte de Lençóis localizada na Chapada Diamantina, Bahia, é caracterizada por mega-dobramentos suaves que definem o anticlinal da Serra do Sincorá. As litologias são expostas a partir de uma janela erosional no meio do anticlinal, que pertencem à Formação Açuruá, composta por metarenitos deltáicos; à Formação Tombador, composta por metarenito fluviais, estuarinos, eólico e os metaconglomerados de leques aluviais do Membro Lavras; e a Formação Cabloco, constituída por metassíltitos e metarenitos finos de ambiente marinho raso. As análises dos lineamentos estruturais de relevo adquiridos em feições lineares de drenagem e vales, permitiram diferenciar três direções de falhas e fraturamento: NW-SE, N-S e W-E, agrupadas em dois estágios deformacionais D1 e D2. O anticlinal da Serra do Sincorá foi a primeira estrutura deformacional a ocorrer no estágio D1, formado a partir de um esforço E-W e, concomitante à mesma, foram geradas as fraturas diagonais com as orientações nas direções NE-SW e NW-SE. As estruturas quais foram geradas ao longo dos flancos do mega-anticlinal que serve como rampa de cavalgamento, para o desenvolvimento das dobras subsidiárias pelo mecanismo do tipo fault-propagationfold. O estágio D2 representa a fase transcorrente sinistral e transtrativa, de tensão principal NNW - SSE. Este estágio favoreceu a geração da falha do Rio São João. O padrão das falhas associadas segue o sistema de cisalhamentos Riedel, com zonas de cisalhamentos sinistrais e dextrais bem marcadas, representando assim o R ( Riedel) marcado pela direção N350 à N 300 e a R' ( Antiriedel) representadas pelas direções de aproximadamente de N270 à N240. Intrusões básicas sob forma de diques cortam as formações sedimentares, com orientação preferencial NW - SE.

Palavras-chave: Anticlinal da Serra do Sincorá, estágio D1, Estágio D2, faultpropagation-fold, cisalhamento Riedel.
 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback