Difference: CarlosSilva2009 ( vs. 1)

Revision 131 Oct 2010 - Main.JoaquimLago

Line: 1 to 1
Added:
>
>
META TOPICPARENT name="GeolMono20091"
Sistemas Deposicionais nas Formações Tombador e Guiné nos Arredores do Morro do Pai Inácio, Chapada Diamantina -BA - Carlos Victor Rios da Silva (2009.1)

Banca: Geólogo Jorge Magalhães - Petrobras - Orientador, Dr. JoséTorres? Guimarães -CPRM, Prof. Roberto Rosa da Silva - Petrobras e UFBA

Resumo: Na região da Chapada Diamantina existem exposições de rochas metasedimentares paleo-meso-neoproterozoicas de excelente continuidade lateral e vertical. Neste domínio intracratônico estão presentes intervalos sedimentares que correspondem a uma gama de sistemas deposicionais, principalmente siliciclásticos, com suas estruturas sedimentares primarias bem preservadas. Trata-se, portanto, de uma área adequada para a aplicação dos conceitos da estratigrafia de seqüências na escala de afloramento. Este trabalho tem como objetivo o reconhecimento de fácies, associação de fácies e interpretação de ambientes deposicionais a partir da descrição de afloramentos das Formações Tombador e Guiné, localizados no parque nacional da Chapada Diamantina. Na área de trabalho foi possível agrupar as fácies em 6 elementos arquiteturais associados a três ambientes deposicionais: estuarino, eólico e deltaico. Os principais desafios encontrados para a realização deste trabalho foram: a identificação de fácies, definição dos elementosarquiteturais, correlações inter-afloramentos, reconhecimento de superfícies chaves de caráter estratigráfico e identificação de ciclicidade nos afloramentos. A metodologia utilizada na interpretação dos perfis basea-se na estratigráfica de alta resolução adotada no curso da Petrobras (Savini & Raja Gabaglia, 1996). Com base em todas essa informações, o interprete está apto a construir o modelo estratigráfico da alta resolução de caráter preditivo em qualquer bacia sedimentar, fator fundamental para a identificação de prospectos e "plays" petrolíferos. Inúmeros são os excelentes exemplos de incorporação de informações obtidas em afloramentos ao processo interpretativo na industria petrolífera, na exploração de água subterrânea e depósitos minerais.
 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback