Difference: Carolina20131 ( vs. 1)

Revision 126 Jun 2013 - Main.IsabelBarros

Line: 1 to 1
Added:
>
>
META TOPICPARENT name="GeolMono20122"
Correlação entre nitrato e outros parâmetros hidroquímicos com as entradas de água da região Irecê-Bahia. - Carolina Santos de Almeida (2012.2)
<br /><br />
*Banca:* Prof. Dr. Cristovaldo Bispo do Santos - IGEO/UFBA - Orientador, Dr. Francisco Inácio Negrão - Co-Orientador - CPRM, Prof. Msc. Hailton Mello da Silva - IGEO/UFBA, Msc. João Batista Matos de Andrade - CERB <br /><br />
*Resumo:* No panorama mundial, há uma crescente demanda por recursos naturais. Dessa forma, é necessário que as pesquisas quanto aos recursos hídricos, sobretudo as reservas subterrâneas, sejam feitas intensivamente. Por conta da drenagem escassa da Microregião de Irecê, torna-se necessária a utilização do manancial subterrâneo para irrigação da vasta agricultura da área e dessedentação animal. Historicamente, nos poços da Microregião de Irecê há um teor anômalo de nitrato, superando os 10mg/L indicados pela legislação vigente, podendo este teor ser derivado da falta de saneamento básico e consequente despejo de efluentes, assim como do uso de fertilizantes nitrogenados. Nesse contexto, o presente trabalho possui o desígnio de analisar os teores de nitrato, sólidos totais dissolvidos, dureza e cloreto das águas subterrâneas do município de Irecê e municípios limítrofes. Para tanto, foram utilizados dados de 82 poços tubulares perfurados nos últimos 30 anos, adquiridos junto a Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (CERB). A partir do tratamento e analise dos dados, foi possível observar a correlação entre a profundidade das entradas de água e os valores do nitrato, tornando possível identificar a que profundidade estão concentrados os maiores teores de nitrato. Além disso, construiu-se um mapa que distribui espacialmente os locais com maior concentração deste poluente. Com a realização desse trabalho foi possível comparar os teores de nitrato com a profundidade e comprovar que o mesmo se encontra mais concentrado nas zonas de menores profundidades, bem como observar que não existe relação entre a direção do fluxo de água da região e os teores dos parâmetros estudados, ao contrário dos outros parâmetros analisados que possuem menores concentrações nas zonas de recarga.
<br /><br />
*Palavras chave:* Nitrato; Irecê; água subterrânea.

-- IsabelBarros - 26 Jun 2013

 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback