Difference: Daniel201212 ( vs. 1)

Revision 128 May 2013 - Main.IsabelBarros

Line: 1 to 1
Added:
>
>
META TOPICPARENT name="GeolMono20122"
Modelos de avaliação da vulnerabilidade de aquíferos. - Daniel da Cruz Oliveira (2012.2)

Banca: Prof. Dr. Manoel Jerônimo Moreira Cruz - Orientador - IGEO/UFBA, Msc. Rodrigo Alves Santos - IGEO/UFBA, Msc. Wayner Américo de Freitas - INEMA

Resumo: Os aquíferos são reservatórios essenciais para o abastecimento de água da população como geral. São utilizados para as mais diversas atividades humanas. O conhecimento de suas características físicas e hidrológicas é imprescindível para a exploração dos seus recursos.O mapeamento da vulnerabilidade de aquíferos à contaminação normalmente é o primeiro passo na avaliação do perigo de contaminação da água subterrânea e na proteção de sua qualidade.Mapas de vulnerabilidade vêm sendo amplamente utilizados, com o objetivo de proteger tanto áreas onde a atividade antrópica ainda é pouco expressiva e o potencial para exploração das águas subterrâneas é elevado, como em áreas densamente povoadas e com intensas atividades de risco. Este trabalho baseou-se num levantamento das principais técnicas de avaliação da vulnerabilidade dos aquíferos, e como essas técnicas se aplicam a cada tipo de aquífero. Os principais métodos que foram descritos nesse trabalho, têm sido bastante utilizados em diversos países e regiões, no intuito de preservar a água armazenada nos aquíferos. A apresentação de um método recente desenvolvido por Maia (2011), auxilia na difusão do mesmo, possibilitando uma nova forma de avaliar a vulnerabilidade de aquíferos. O estudo de caso baseado no trabalho escrito por Nascimento et al (2009), serviu como bom exemplo de utilização dos métodos de estudo da vulnerabilidade de aquíferos. Tendo vista os resultados obtidos no trabalho citado, que mostraram o mapeamento da vulnerabilidade, bem como a influência: das características intrínsecas do aquífero, e das atividades humanas exercidas sobre este.

Palavras chave: vulnerabilidade, risco de poluição, aquífero, carga contaminante.

-- IsabelBarros - 28 May 2013

 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback