Difference: GilmaPires2010 ( vs. 1)

Revision 130 Oct 2010 - Main.JoaquimLago

Line: 1 to 1
Added:
>
>
META TOPICPARENT name="MonoGeologia"
Estudo Petrográfico das Unidades Litoestratigráficas da Parte Central do Greenstone Belt do Rio Capim, Bahia, Brasil - Gilma Alves Pires (2010.1)

Banca: Profª. Drª. Ângela Beatriz de Menezes Leal - IGEO/ UFBA - Orientadora, Profª. Drª. Amalvina Costa Barbosa - IGEO/UFBA, Drª. Cristina Maria Burgos de Carvalho - CPRM

Resumo: O Greenstone Belt do Rio Capim (GBRC) está situado no Município de Uauá - Bahia, no limite nordeste do Cráton do São Francisco, em terrenos granito - greenstone que compõem o Bloco Serrinha. O GBRC compõe uma sequência de rochas metamorfisadas com extensão de 130km2, dispostas em um sinclinório com forma sigmoidal alongada em norte – sul e delimitado por falhas. O GBRC é constituído, da base para o topo, por basaltos toleíticos de fundo oceânico, seguidas por lavas piroclásticas intermediárias a ácidas, cálcioalcalina de arco de ilha e, finalmente, paragnaisses calciossilicático intercalados a itabirito e metacherts ferruginoso ou turmaliníticos. De oeste para leste na área de estudo afloram rochas de composição granítica-gnaissicas-migmatíticas cortadas por diques máficos composta por plagioclásio, anfibólios, piroxênios e biotita, caracterizadas como o embasamento da sequência. As rochas do GBRC, na área de estudo, são constituída por rochas metabasalticas, anfibolíticas e tonalíticas. O estudo das associações minerais permitiu identificar uma paragênese metamórfica de fácies anfibolito, composta por hornblenda + plagioclásio representando nas rochas máficas da Unidade Riacho das Pedras; fácies xisto verde referentes as rochas da Unidade Caratacá compostas por plagioclásio, quartzo, biotita, carbonatos e cloritas; e fácies anfibolito da unidade Coiqui, Gado Bravo e Caiada compostas por hornblenda, plagioclásio, biotita, quartzo e piroxênios. As paragêneses calcita, mica branca e hornblenda parecem estar relacionadas a alteração hidrotermal na área de estudo. O GBRC, de idade paleoproterozóica, apresenta semelhança temporal e litoestratigráfico com o greenstone belt do Rio Itapicuru, alojado também no Bloco Serrinha.

Palavras chaves: greenstone belt, Rio Capim.
 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback