Difference: JoelNazario2009 (1 vs. 2)

Revision 231 Oct 2010 - Main.JoaquimLago

Line: 1 to 1
 
META TOPICPARENT name="MonoGeologia"
Estudos de análogos de Reservatório para Modelagem 3D - Exemplo na Bacia do Recôncavo, Bahia - Joel dos Santos Nazário (2009.2)
Line: 10 to 10
 

Palavras - chave: Análogos. Ambiente de deposição. Modelagem geológica.
Added:
>
>
META TOPICMOVED by="JoaquimLago" date="1288553030" from="IGeo.JoelNazario2010" to="IGeo.JoelNazario2009"

Revision 130 Oct 2010 - Main.JoaquimLago

Line: 1 to 1
Added:
>
>
META TOPICPARENT name="MonoGeologia"
Estudos de análogos de Reservatório para Modelagem 3D - Exemplo na Bacia do Recôncavo, Bahia - Joel dos Santos Nazário (2009.2)

Banca: MSc. Jaciara B. dos Santos - Petrobras - Orientadora, Profª. Drª. Olívia Mª C. de Oliveira - IGEO/UFBA - Co-orientadora, MSc. Michael Strugale - Petrobras, Geólogo Cesar Henrique de Aleixo Rocha - Petrobras

Resumo: A presente monografia apresenta o resultado da pesquisa feita sobre a importância do estudo de análogos de reservatório petrolífero para modelagem 3D, abordando as suas utilizações tanto nas etapas dessa modelagem, quanto nos critérios utilizados para a escolha de um análogo. Este reservatório está localizado no Campo de Araçás, na parte central da Bacia do Recôncavo, Bahia. Sua rocha reservatório pertence ao Membro Santiago da Formação Pojuca. Esta formação é uma unidade estratigráfica do Grupo Ilhas de idade Hauteriviano a Barremiano (Cretáceo Superior) que engloba o Membro Santiago, um dos principais reservatórios petrolíferos da Bacia do Recôncavo. A caracterização geológica deste estudo se resume ao local onde se situa este reservatório. O ambiente de deposição dos arenitos Santiago situa-se em uma área relativamente restrita dentro da porção do sistema da planície deltáica da Bacia do Recôncavo, correspondente a uma baía interdistributária que contém influxo de areias de granulometria grossa que se acumularam através do rompimento de diques dos dois canais de adução principais localizado ao norte e ao oeste do campo de Araçás. Os tipos de depósitos possuem as características dos subambientes da barra de desembocadura proximal e/ou distal, barra distal, barra/baía distal, prodelta e preenchimento de baía ( bay fill). Em relação à modelagem 3D, os análogos conhecidos podem ser utilizados para incrementar os subsídios teóricos do modelo conceitual para um determinado reservatório ou em hipóteses amplamente aceitas para a formação e estruturação do reservatório. Os análogos podem também ser utilizados na configuração estrutural de um reservatório independente da qualidade da sísmica ou quando não existe dado sísmico, no arcabouço estratigráfico preenchendo lacunas provocadas por processos naturais ocorridos durante a formação das rochas ou por programas computacionais, na modelagem de fácies quando os dados poços não são suficientes, sendo utilizados como dados de entrada para funções de correlação, e na modelagem petrofísica sendo utilizados com a finalidade de suprir as carências em termos de dados de permeabilidade e porosidade ou até mesmo enriquecer com informações tornando o modelo mais ideal. Os critérios que foram escolhidos para a escolha de análogos de uma área em estudo devem variar para cada situação específica. Utilizando-se alguns desses critérios, três áreas geológicas foram escolhidas como análogos à Formação Pojuca, sendo: a Formação Dunvegan (análogo antigo), porção basal da Formação Rio Bonito (análogo antigo) e o delta do Rio Mississipi (análogo recente). Os análogos podem ser utilizados em todas as etapas da modelagem tridimensional. E as formações Dunvegan e Rio Bonito e o delta do Rio Mississipi podem subsidiar a modelagem geológica do reservatório Santiago, através dos seus dados geológicos disponíveis

Palavras - chave: Análogos. Ambiente de deposição. Modelagem geológica.
 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback