Difference: JosePortugal2010 ( vs. 1)

Revision 122 Feb 2011 - Main.JoaquimLago

Line: 1 to 1
Added:
>
>
META TOPICPARENT name="GeolMono20102"
Avaliação da qualidade recreacional das praias do município de Camaçari a partir de parâmetros geoambientais e de infraestrutura - Jose Portugal de Jesus Junior (2010.2)

Banca: Profa. Dra. Iracema Reimão Silva - IGEO/UFBA - Orientadora, André Gustavo Freitas Papi - ONG Jogue Limpo - Co-Orientador, Prof. Dr. Arno Brichta - IGEO/UFBA, Prof. MSc. José Rodrigues de Souza Filho - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Resumo: O município de Camaçari está inserido no Litoral Norte do estado da Bahia, sendo um dos maiores vetores de crescimento e desenvolvimento turístico do estado. A ocupação desordenada da maior parte das praias deste município tem causado diversos problemas ambientais e evidencia a necessidade urgente de uma gestão efetiva e integrada de suas praias. Neste contexto, esta pesquisa teve o objetivo de avaliar a qualidade geoambiental e de infraestrutura para uso recreacional das praias do município de Camaçari, gerando informações para possíveis atuações no gerenciamento dessas praias. Para isso as praias de Busca Vida, Jauá, Interlagos, Arembepe, Barra Jacuípe, Guarajuba e Itacimirim foram caracterizadas em relação a 23 parâmetros geoambientais e a 15 parâmetros de infraestrutura para uso. Estes parâmetros foram classificados em três categorias (1- baixa; 2- média; 3- alta) e ponderados de acordo com o grau de importância atribuído a cada um deles. De acordo com esta metodologia, as praias de Itacimirim, Guarajuba e Barra do Jacuípe apresentam uma qualidade geoambiental mais elevada em relação às outras praias do município, principalmente por apresentarem poucas construções no pós-praia, ausência de estruturas antropogênicas que dificultem a circulação dos usuários, inclinação moderada, a granulometria fina a média dos seus sedimentos e vegetação localmente preservada. Em relação à avaliação da qualidade relacionada à infraestrutura recreacional oferecida pelas praias, apesar de não haver grande variação entre os resultados encontrados, as praias de Guarajuba e Barra do Jacuípe obtiveram novamente os melhores valores, principalmente pela ausência de animais domésticos e provisão de sanitários. A avaliação da qualidade recreacional, integrando estes dois resultados, buscou evidenciar um conjunto de condições ideais para o uso das praias. Assim, de acordo com a metodologia empregada, as praias de Busca Vida, Jauá, Arembepe e Itacimirim apresentaram uma qualidade recreacional baixa e as praias de Interlagos, Barra do Jacuípe e Guarajuba apresentaram uma qualidade média. A avaliação da qualidade recreacional das praias, durante os meses de setembro e outubro ao longo de caminhamento feito na faixa de praia do município, por meio de indicadores geoambientais e de infraestrutura se mostrou adequada, contudo, esta pesquisa precisa ser complementada em diferentes épocas do ano, identificando os problemas ambientais e as potencialidades de cada praia.

Palavras-chave: gestão de praias; qualidade recreacional; indicadores geoambientais e de Infraestrura; município de Camaçari.
 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback