Difference: Leidiane20122 ( vs. 1)

Revision 128 May 2013 - Main.IsabelBarros

Line: 1 to 1
Added:
>
>
META TOPICPARENT name="GeolMono20122"
Caracterização mineralógica da mineralização supergênica do Depósito de Zn-Pb (Ag), alvo Morro do Chumbo, Nova Redenção, BA.- Leidiane Cerqueira de Carvalho (2012.2)

Banca: Prof. Dr. Aroldo Misi - Orientador - IGEO/UFBA, Prof. Dr. José Haroldo da Silva Sá - IGEO/UFBA, MSc. Maísa Bastos Abram - CPRM

Resumo: O estudo da porção sudoeste do Depósito de Pb-Zn (Ag) de Nova Redenção (Ba), denominado de alvo Morro do Chumbo, possibilitou identificar uma mineralização dominada por minerais secundários não sulfetados resultantes de processos supergênicos. Nesta área a mineralização é hospedada nos dolarenitos e dolomitos na forma de bolsões, preenchendo fraturas, encaixada em zonas de falhas e de cisalhamento rúptil e substituindo a matriz dessas rochas. Na quantificação dos minerais de minério por difratometria de raios-X foi observado cerussita>>quartzo>goethita>galena. A caracterização mineralógica/química do minério na microscopia eletrônica de varredura possibilitou identificar os primários: galena, esfalerita, pirita e tennantita, e os secundários: cerussita, oxi-hidróxido de ferro, anglesita e covelita. Com base nestes dados é possível identificar as diversas fases de um processo clássico de oxidação e enriquecimento supergênico de sulfetos em rochas carbonáticas.

Palavras chave: depósito de Pb-Zn supergênico; Nova Redenção; Neoproterozoico.

-- IsabelBarros - 28 May 2013

 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback