Difference: LeilaSantos2009 ( vs. 1)

Revision 131 Oct 2010 - Main.JoaquimLago

Line: 1 to 1
Added:
>
>
META TOPICPARENT name="MonoGeologia"
Petrografia e Litogeoquímica Preliminar dos Augen-Charnockitos das Regiões de Nova Itarana, Irajuba e Itaquara, Bahia - Leila Tatiane Lopes Santos (2009.2)

Banca: Prof. Dr. Johildo S. F. Barbosa - IGEO/UFBA - Orientador, Dr. Eron Pires Macedo - CPRM, Drª. Ivana Pinho - CPRM

Resumo: As rochas alvo dessa pesquisa são os augen-charnockitos, mapeados na porção sudeste da Bahia e que encontram-se metamorfizadas no fácies granulito. Estas rochas ortoderivadas são constituídas predominantemente por mesopertita, quartzo, plagioclásio, anfibólios, biotita e opacos e, em menor proporção, ortopiroxênio e clinopiroxênio. A apatita, o zircão e a mirmequita ocorrem como acessórios. O aspecto augen dessas rochas é dado por fenocristais de mesopertita, sendo que as deformações e o metamorfismo que as atingiram ocorreram durante o Paleoproterozóico, este último, tendo alcançado temperaturas de cerca de 850°C e pressões de 7 kbar. Os resultados litogeoquímicos preliminares sugerem que os augen-charnockítos são provenientes de uma suíte de composição essencialmente granítica, cálcioalcalina de médio K e sem nenhuma afinidade geoquímica com os TTGs dessa época. Os diagramas de Harker sugerem um comportamento compatível para os elementos maiores TiO2? , CaO? , Al2O3? , Na2O? , FeO? , MgO? , e P2O5? e elementos menores e traços Ba, Sr, Zr e o Ni. Já os elementos incompatíveis são claramente o K2O? e o Rb e menor o Na2O? . Pelos padrões dos elementos Terras Raras (ETR) é possível observar um forte enriquecimento dos elementos Terras Raras Leves e uma depleção nos Terras Raras Pesados.
 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback