Difference: LilaQueiroz ( vs. 1)

Revision 121 Aug 2012 - Main.IsabelBarros

Line: 1 to 1
Added:
>
>
META TOPICPARENT name="GeolMono20121"
Estudos comparativos de áreas com anomalias geofísicas na região da Fazenda Mirabel, sul da Bahia. - Lila Costa Queiroz (2012.1)

Banca: Prof. Dr. José Haroldo da Silva Sá - IGEO/UFBA - Orientador, Prof. Msc. Telésforo Martinez Marques - IGEO/UFBA, Dr. Ives Garrido - CBPM

Resumo: O Cinturão Itabuna-Salvador-Curaçá é um importante segmento crustal de idade arqueana, situado na porção setentrional do Cráton São Francisco, que tem sido alvo de inúmeras investigações geológicas devido ao potencial metalogenético para mineralizações de Ni, Cu, EGP, dentre outros. Essas mineralizações ocorrem em intrusões máfica-ultramáficas indeformadas e encaixadas em terrenos metamórficos de alto grau do embasamento.
Este trabalho apresenta o processamento, análise e a interpretação integrada de dados geológicos e aerogeofísicos (magnéticos e gamaespectrométricos) que recobrem a Folha Ipiaú, associados a trabalhos de campo e de petrografia. O uso destes dados permitiu obter informações importantes sobre o arcabouço tectônico e unidades lito-estruturais da área, visando mapear corpos circulares ou alongados, conhecidos por hospedar níquel .
Os produtos magnéticos gerados neste trabalho refletem a distribuição e segregação metamórfica de minerais magnéticos, principalmente magnetita, no embasamento rochoso da área de estudo. Os eventos deformacionais podem ser interpretados a partir do alinhamento destes minerais, que na Folha Ipiaú produzem uma tendência geral NNE-SSW, compatível com os esforços regionais gerados pela Orogenia Paleoproterozóica. A partir da integração de dados multi-fontes foi delimitada uma extensa faixa que segue o trend regional, a qual está inserida a mina de Santa Rita, relacionada com um domínio magnético de paisagem movimentada, composto por zonas anômalas bem
definidas e por baixos teores de radioelementos, tornando-se interessante sob ponto de vista prospectivo. Este domínio foi descrito petrograficamente como composto por granulitos chanoquíticos.
Este estudo tem importância acadêmica e em trabalhos exploratórios desenvolvidos pelas empresas de mineração, pois estabelece parâmetros geofísicos para os depósitos e contribui para o entendimento da geologia regional do sul do estado da Bahia.

Palavras-chave: Itabua-Salvador-Curaçá, Magnetometria, Gamaespectrometria, Granulito

-- IsabelBarros - 21 Aug 2012

 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback