Difference: ManoelNeto2008 ( vs. 1)

Revision 101 Nov 2010 - Main.JoaquimLago

Line: 1 to 1
Added:
>
>
META TOPICPARENT name="GeolMono20081"
Caracterização Petrográfica e Geoquímica dos Sodalita Nefelina Sienitos da Pedreira Bananeira, Sul do Estado da Bahia - Manoel Teixeira de Queiroz Neto (2008.1)

Banca: Profa Dra. Maria de Lourdes da S. Rosa - IGEO/UFBA - Orientadora, MSc. Rita Cunha Leal Menezes - IGEO/UFBA, Dra. Marilda Santos Pinto Miedema - UEFS

Resumo: O Maciço Nefelina Sienítico Rio Pardo (732 Ma) localiza-se na porção sul da Província Alcalina do Sul do Estado da Bahia (PASEBA), próximo à cidade de Potiraguá. Ele é intrusivo em rochas metamórficas de alto grau, com contatos marcados por falhas. Este corpo hospeda vários sítios mineralizados em sodalita sienito de cor azul e essa monografia apresenta as características geológicas, petrográficas e litogeoquímicas da Pedreira Bananeira, que se localiza na Serra de Anápolis, na região norte do maciço. Três fácies petrográficas foram identificadas no sítio estudado: sienítica, nefelina sienítica e sodalita sienítica. Estas rochas apresentam granulação média a grossa, são, por vezes, inequigranulares com matriz (<8% do volume) constituída essencialmente por albita e microclina. Apresentam-se normalmente isotrópicas, podendo algumas delas exibir estruturas de fluxo magmático marcadas pelo alinhamento de minerais máficos ou de prismas de feldspato. O feldspatóide dominante nos principais tipos de sienitos é a nefelina que tem forma subédrica a anédrica, ocorrendo normalmente de forma intersticial e que mostra-se usualmente transformada para cancrinita. A sodalita ocorre anédrica e mostra feições indicativas de substituir a nefelina. Os feldspatos alcalinos são microclina e albita, ambos podendo apresentar exsoluções. A biotita é o máfico dominante, embora tenha-se identificado em algumas rochas riebequita, aegirina e hornblenda. Os minerais acessórios nas rochas estudadas são titanita, minerais opacos, carbonato e zircão. Os dados químicos permitiram identificar que os sienitos estudados são rochas com elevado percentual de nefelina normativa e que tem o índice de Shand variando de peralcalino a peraluminoso. A evolução química identificada é marcada pelo decréscimo de sílica e o aumento importante de álcalis, particularmente do sódio, e alumínio durante o fracionamento. Este padrão é usual nessa província alcalina.

Palavras-Chave: Sodalita, Nefelina, Sienitos, PASEBA
 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback