Difference: MariaSales2009 ( vs. 1)

Revision 131 Oct 2010 - Main.JoaquimLago

Line: 1 to 1
Added:
>
>
META TOPICPARENT name="GeolMono20091"
Caracterização Geoambiental da área de implantação do Parque Tecnológico de Salvador - Bahia (TecnoBahia? ) - Maria Araújo Sales (2009.1)

Banca: Prof. Joaquim Xavier Cerqueira Neto - IGEO/UFBA - Orientador, Prof. Dr. Doneivan F. Ferreira - IGEO/UFBA-Co Orientador, Geólogo José Carlos Fernandes -SUCOP, Prof. Msc. Hailton Mello da Silva - IGEO/UFBA

Resumo: A atual conjuntura mundial, marcada por crises e grandes desafios exige da sociedade ação visando a integração: Homem, Desenvolvimento e Meio Ambiente, áreas em que muito contribui as Geociências, mostrando ao ser humano como se deve ajustar ao meio ambiente para que ele possa garantir o desenvolvimento e retirar da terra seu sustento sem destruí-la, em harmonia com todos os seres. Nesta linha preocupação destaca-se a importância iniciativa do Governo do Estado da Bahia materializada no Projeto do Parque Tecnológico de Salvador, ou TecnoBahia? , considerado um dos mais importantes empreendimentos do país, e que tem como objetivo acomodar grandes empresas de nível internacional detentoras de tecnologias e conhecimentos exigíveis nas soluções de problemas, atuais e futuros, de nosso desenvolvimento; e que tenham atuação nas áreas de biotecnologia, energia, tecnologia da informação e comunicação. Este trabalho tem como objetivo a caracterização Geoambiental da área de Implantação do TecnoBahia? e a implantação de um Sistema de Informações Geográficas específico - o SIG_TecnoBahia-Geoambiental,cujas componentes temáticas englobam: a Geologia e Geomorfologia, a Vegetação e Uso do Solo e, a Hidrografia. Sugere-se que o sistema proposto seja uma componente de um sistema geral - o "SIG_TecnoBahia-Sistêmico", constituído naturalmente de outras componentes, tais como o SIG_tecnoBahia-Infra-Estrutura (Rede Elétrica, Água, Esgoto); - Empresas, etc. cartas com dados geotécnicos em escala adequada ao estudo de Engenharia de fundações, e, dados adicionais de análises físico-químicas, hidrobiológicas e bacteriológicas, etc., poderão ser acrescentado a uma segunda versão do SIG_TecnoBahia-geoambiental aqui proposto a título de referência. Assim, esses sistema construído dentro do rigor técnico-científico, aliado à gestão adequada prevista no Projeto e aos estudos subseqüente têm o mérito de colocar, a qualquer tempo, os gestores do Projeto do TecnoBahia? e as instituições envolvidas em posição plenamente defensável em face de eventuais questionamento pela Sociedade, órgãos de fiscalização ambiental, Ministério Público, ou organização ambientalista.
 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback