Difference: Marianagama20131 ( vs. 1)

Revision 125 May 2014 - Main.JoaquimLago

Line: 1 to 1
Added:
>
>
META TOPICPARENT name="GeolMono20132"
Caracterização petrográfica e litogeoquímica das rochas metacarbonáticas e calcissilicáticas do Vale do Rio Jacurici, Bahia. Mariana Andriotti Gama (2013.2)

Banca: Prof. Dr. José Haroldo da Silva Sá - IGEO/UFBA – Orientador, Profa. Dra. Angela Beatriz de Menezes Leal - IGEO/UFBA, Geólogo Waldemir Queiroz – FERBASA.

Resumo: As rochas metacarbonáticas e calcissilicáticas do presente estudo estão localizadas no vale do rio Jacurici, o qual está inserido no Cinturão Orogênico Salvador-Curaçá, gerado durante a colisão paleoproterozoica dos Blocos Gavião, Jequié, Itabuna-Salvador-Curaçá e Serrinha, constituintes do cráton do São Francisco. Compreende uma sequência metassedimentar que representa uma das principais encaixantes do corpo máfico-ultramáfico mineralizado em cromo, cujos direitos minerários pertencem à companhia FERBASA. A partir do estudo petrográfico foi possível observar que estas litologias correspondem a intercalações de serpentina mármores, que são essencialmente calcíticos, diopsiditos, granada-biotita-hiperstênio-diopsídio granulito, metacherts e, no topo da sequência, metarcóseos. Os dados litogeoquímicos associados ao estudo petrográfico auxiliaram a compreensão da distribuição dos elementos maiores e menores nos minerais, o que possibilitou indicar a composição de alguns destes, como a presença de diopsídio-hedenbergita e augita nos diopsiditos, e biotita títanífera nos granulitos, característica de contribuição pelítica em rochas de alto grau metamórfico. As concentrações de elementos traços conferem com as de rochas de origem sedimentar, como altos valores de Ba, Sr, enriquecimento de metálicos na porção de maior contribuição de argilominerais (Co, Cu, V), isto é, nos granulitos e baixos valores de Ni e Zr. Aliados ao forte enriquecimento em ETRL, das anomalias positivas de Ce e ligeiramente positivas de Eu em relação a composição de ETR’s da água do mar, estes dados sugerem que os protólitos dessas rochas possuem diferentes contribuições de material siliciclástico, carbonático e pelítico em um ambiente marinho raso com contribuição de fluidos continentais, possivelmente de ambiente estuarino.

Palavras-chave: vale do Rio Jacurici; metacarbonáticas; calssicilicáticas; petrografia; litogeoquímica.

 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback