Difference: MikeSantana2007 ( vs. 1)

Revision 101 Nov 2010 - Main.JoaquimLago

Line: 1 to 1
Added:
>
>
META TOPICPARENT name="GeolMono2007"
Interação entre águas minerais de Itaparica e o aquífero periférico - Mike Henderson Santana Batista (2007)

Banca: Prof. Dr. Manoel Jerônimo Moreira Cruz - IGEO/UFBA - Orientador, MSc. José Castro Melo - CERB, Prof. MSc. Hailton Mello da Silva - IGEO/UFBA

Resumo: O presente trabalho faz parte do conjunto de atividades da disciplina GEO-064 e resume os avanços obtidos para obtenção do grau de Bacharel em Geologia . o escopo das pesquisas teve por alvo estudar os efeitos de interação entre as águas minerais da Fonte da Bica (Itaparica) e o aqüífero periférico ao jazimento desta água mineral, geologicamente localizada no compartimento sul da Bacia do Recôncavo, no município de Itaparica Bahia-Brasil. A estratégia de pesquisa seguiu a metodologia clássica de estudos geológicos sendo executados levantamentos de campo, amostragens, analises, interpretação dos dado obtidos e redação do manuscrito final. Concluiu-se que a zona do aqüífero periférico distante da linha de praia apresenta semelhanças nas características hidroquímicas com as águas da Fonte da Bica. Verificou-se, também, que a zona próximo à linha de praia apresenta forte influencia da cunha de água do mar e a composição é nitidamente diferente em teores de sais, em comparação a Fonte da Bica. Os parâmetros Microbiológicos apontaram para necessidade de tratamento da água para o consumo humano em todos os pontos de coletas. Encontrou-se valores que atingiram 700UFC/100mL de coliformes totais, sendo que o limite máximo aceitável é da ordem de < 1,0 UFC/100mL segundo a resolução 54/2000 do Código das Águas Minerais.
 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback