Difference: MilenaOliveira2011 ( vs. 1)

Revision 131 Jan 2012 - VanderluciaCruz

Line: 1 to 1
Added:
>
>
META TOPICPARENT name="GeolMono20112"
Comportamento de Parâmetros Geocomposicionais do Sistema Petrolífero Irati-Pirambóia, Bacia do Paraná, Brasil- Milena Rocha de Oliveira (2011.2)

Banca: Prof. Dr Olívia Maria Cordeiro de Oliveira - IGEO/UFBA - Orientadora, Química e mestranda em Geoquímica do Petróleo e Meio Ambiente Claudia Yolanda Reyes - IGEO/UFBA, Geólogo Paulo da Silva Milhomem - Petrobras

Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal o estudo geoquímico por meio de parâmetros geocomposicionais, dos óleos extraídos das camadas de folhelhos do Membro Assistência (Fm. Irati) e dos arenitos asfálticos da Formação Pirambóia situadas na Bacia do Paraná. Foram coletadas 3 amostras de rochas das Formações geológicas em questão, aflorantes na superfície. As amostras foram submetidas à extração e o óleo assim obtido a análises de cromatografia líquida em coluna aberta e cromatografia gasosa acoplada com detector de ionização por chama (CG-DIC) em óleo total ( whole-oil). Os dados de cromatografia líquida revelaram o predomínio de compostos NSO, seguidos pelos hidrocarbonetos aromáticos e alifáticos. A distribuição e abundâncias relativas dos n-alcanos e isoprenóides indicam que o óleo presente nos nas camadas de folhelhos da Fm. Irati possuem mesmo input de matéria orgânica e que tanto estes folhelhos como os arenitos asfálticos possui um baixo grau de evolução térmica e níveis moderados a severos de biodegradação. Os marcadores moleculares associados à origem indicam que o óleo provém de matéria orgânica de caráter transicional depositada num ambiente marinho evaporítico anóxico. Com base em parâmetros moleculares observados não foi possível estabelecer uma boa correlação entre o betume dos arenitos betuminosos da Formação Pirambóia e os extratos orgânicos da Formação Irati em decorrência do elevado estágio degradacional do betume da Fm. Pirambóia.

Palavras-chave: Irati-Pirambóia, Geoquímica do petróleo, n-alcanos e isoprenóides.
 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback