Difference: Pedrosantos20131 ( vs. 1)

Revision 125 May 2014 - Main.JoaquimLago

Line: 1 to 1
Added:
>
>
META TOPICPARENT name="GeolMono20132"
Avaliação preliminar dos impactos ambientais da mineração de Pb-Zn de Boquira, Bahia. Pedro Henrique Ramos dos Santos (2013.2)

Banca: Prof. Dr. José Ângelo Sebastião Araujo dos Anjos - IGEO/UFBA – Orientador, Prof. Marcus Vinicius Costa Almeida Junior - IGEO/UFBA, MSc. Eduardo Paim Viglio – CPRM.

Resumo: A mineração de Pb-Zn localizada no município de Boquira, centro-oeste do estado da Bahia, se caracteriza como um dos principais passivos ambientais no Brasil, proveniente da atividade mineira em zona urbana. Sua produção teve início e fechamento, respectivamente, em 1959 com 15.573 t de minério e 1989 com 82.180 t de minério. O processo de beneficamento produzia 83% de rejeito, e 17% de concentrado de chumbo e zinco, enviado para a metalurgia de chumbo em Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, além do estéril, não quantificado, e disponibilizado de forma inadequada durante o desenvolvimento das lavras a céu aberto e subterrânea. O estéril e o rejeito foram depositados sem critérios técnicos e se caracterizam como o principal passivo ambiental, em função dos riscos de contaminação à saúde humana. Esta monografia, portanto, tem como objetivo avaliar preliminarmente os principais impactos ambientais provocados pela mineração Boquira, vinte e um anos após o seu abandono, pesquisando a literatura produzida e os processos de degradação verificados in loco. Concluiu-se que tanto as minas à céu aberto quanto subterrâneas representam fontes de impactos ambientais, em especial quanto a estabilização do relevo e os processos erosivos, enquanto a bacia de rejeito representa a principal fonte de risco à saúde humana, em função da proximidade com a população do Boquira e a dispersão do material particulado proveniente do vento e carreado pelas águas pluviais. Desta forma torna-se procedente o desenvolvimento de um Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano para município com atividade mineral urbana, aliado a um programa de Recuperação de Áreas Degradadas, como instrumentos sustentáveis de Planejamento e Gestão Ambiental para a região e sua população exposta.

 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback