Difference: PriscilaGoncalves2007 ( vs. 1)

Revision 101 Nov 2010 - Main.JoaquimLago

Line: 1 to 1
Added:
>
>
META TOPICPARENT name="GeolMono2007"
Termômetros geológicos em corais: o comportamento da razão Sr/Ca no esqueleto de mussismilia braziliensis - Priscila Martins Gonçalves (2007)

Banca: Prof. Dr. Ruy Kenji Papa de KIkuchi - IGEO/UFBA - Orientador, Profa. Dra. Tânia Maria Fonseca Araújo - IGEO/UFBA - Orientador, Geólogo Cícero Paixão Pereira - IGEO/UFBA

Resumo: A aplicação dos princípios estratigráficos permite o estudo dos esqueletos coralinos como termômetros geológicos. Tais esqueletos são construicos por acresção de aragonita em camadas subseqüentes controladas pela densidade, as quais registram o crescimento do organismo. Esta superposição cronológica de camadas de aragonita - um principio essencial da estratigrafia - aliada ao conhecimento da taxa de crescimento oferece a base para o desenvolvimento dos estudos dos corais como geotérmicos, incluindo-se o presente estudado. Os esqueletos dos corais oferecem um rico arquivo da variabilidade climática pretérita nos oceanos tropicais, onde as informações são limitadas e onde nosso conhecimento da sensibilidade climatológica é incompleta. O debate mundial sobre as mudanças climáticas renovou o interesse nos corais, já que os seus esqueletos são arquivos naturais que registram informações sobre as condições ambientais ao longo da sua construção. Estudos anteriormente conduzidos propõem que a temperatura da superfície do mar (TSM) desempenhe um papel de controle na incorporação, pelo esqueleto coralino, de elementos químicos como o Estrôncio (Sr) - os quais substituem uma pequena proporção de cálcio(Ca) na estrutura da aragonita. O objetivo desse estudo foi calibrar a razão Sr/Ca no coral Mussismilia braziliensis (Verril 1868), espécie que apresentou grande potencial como geotermômetro. As oitentas e seis amostras do estudo foram retiradas de um testemunho de uma bioconstrução de corais coletado na região de Abrolhos, Brasil, em novembro de 2003.
 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback