Difference: RafaelSantana2009 ( vs. 1)

Revision 131 Oct 2010 - Main.JoaquimLago

Line: 1 to 1
Added:
>
>
META TOPICPARENT name="GeolMono20091"
Estratigrafia de Sequências de alta resolução da base da Formação Tombador, nos arredores de Lençóis, Chapada Diamantina-BA - Rafael Oliveira Santana (2009.1)

Banca: Jorge Magalhães - Petrobras - Orientador, Dr. Carlson de Matos Maia Leite - Petrobras e UFBA, Prof. Roberto Rosa da Silva - Petrobras e UFBA

Resumo: A apresentação da Formação Guiné para a Formação Tombador é marcada por uma discordância angular regional. Em termos de ambiente sedimentar ambas as formações são representadas pela transição continente/oceano. A porção superior da Formação Guiné é representado por um ambiente deltaico e a base da Formação Tombador por um ambiente Estuarino. Tal contato é utilizado como referência no trabalho proposto, que se baseia na estratigrafia de seqüências de alta resolução em escala de afloramento. Os afloramento foram selecionados para o trabalho após mapeamento geológico de área de estudo. Ao todo foram 12 perfis de empilhamento verticais levantados ao longo da BR-242 (do Morro do Pai Inácio até o restaurante Toca da Rita) e da trilha que liga o Morro do Pai Inácio a Lençóis. Esse levantamento propiciou a interpretação de superfícies estratigráficas, dos tratos de sistemas, em escala de afloramento, pontos chaves para a caracterização do modelo da estratigráfica de alta resolução. A correlação entre os perfis de empilhamento geram três seções estratigráficas. Na seção I foi utilizado além do empilhamento de perfis no topo e na base do Morro do Pai Inácio, a fotointerpretação de superfícies que se destacam ao longo deste morro. As outras duas seções (II E III) se baseiam somente em descrição de afloramentos. Com os trabalhos de campo foi possível interpretar 4 seqüências deposicionais de 3ª ordem na base da Formação Tombador e inúmeras de 4ª ordem. Foi gerado também um diafragma esquemático de correlação entre as 3 seções alem de um mapa de seqüência em escala de detalhe (1:10.000) de área abrangendo as seções estratigráficas II E III.
 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback