Difference: RodolfoGasser ( vs. 1)

Revision 129 Aug 2012 - Main.IsabelBarros

Line: 1 to 1
Added:
>
>
META TOPICPARENT name="GeolMono20121"
Caracterização geológica, petrográfica, geoquímica e potencialidades metalogenéticas da Formação Água Preta, bacia do Rio Pardo - Bahia. - Rodolfo Santos Gasser (2012.1)

Banca: Prof. Dr. José Haroldo da Silva Sá - IGEO/UFBA - Orientador, Prof. Dr. Aroldo Misi - IGEO/UFBA, Geólogo Ernesto Fernando Alves da Silva - CBPM

Resumo: Na bacia metassedimentar do Rio Pardo, sudeste da Bahia, afloram as rochas do Grupo Rio Pardo, de idades Meso a neoproterozóica, ao qual pertence a Formação Água Preta, objeto de estudo deste trabalho. O presente trabalho busca a caracterização da Formação Água Preta, na procura de indícios de uma provável origem ou contribuição vulcânica, na formação das litologias que compreende a referida formação geológica. Para isso usou-se dados geológicos, petrográficos e geoquímicos. A Formação Água Preta é composta por: (i) filitos, constituídos por quartzo, sericita e clorita, secundariamente por moscovita e minerais opacos; (ii) metarenitos, divididos em três sublitolgias, de acordo com sua composição: a) metarenito micáceo, constituídos por quartzo, sericita e clorita como principais minerais, e plagioclásio e hematita como minerais acessórios; b) metarenito arcoseano, constituídos por sericita, plagioclásio, quartzo e microclina, tendo ortopiroxênio e hematita como minerais acessórios; c) metarenito quartzoso, constituídos por quartzo; (iii) metacalcários e metadolomitos, constituídos por calcita e dolomita, respectivamente e; (iv) metassiltitos, constituídos por quartzo e sericita. Seus protólitos foram depositadas sob regime de fluxo de turbidez de baixa densidade, em uma bacia de margem passiva, havendo um rápido soterramento, ocorrendo também a presença de um ambiente marinho raso, que proporcionou a formação das camadas de metacarbonatos, em elevações do substrato. Apresentam-se metamorfizadas nas fácies xisto verde baixo e exibem evidências de atuação de fluidos hidrotermais. Os padrões geoquímicos dos elementos maiores, traços e terras raras evidenciam que sua formação de natureza essencialmente sedimentar. Atividades hidrotermais afetaram as rochas da bacia do Rio Pardo, incluindo a Formação Água Preta, representados por sericitização e veios de quartzo.

Palavras-chave: Formação Água Preta, Bacia do Rio Pardo, Filito, Metarenito

-- IsabelBarros - 29 Aug 2012

 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback