Difference: Veronica20122 ( vs. 1)

Revision 104 Jun 2013 - Main.IsabelBarros

Line: 1 to 1
Added:
>
>
META TOPICPARENT name="GeolMono20122"
Vulnerabilidade natural à contaminação de aquíferos no município de Campo Formoso, Bahia.- Verônica Santos Brito (2012.2)

Banca: Prof. Prof. MSc. Danilo Heitor Caires Tinoco Bisneto Melo - IGEO/UFBA - Orientador, Prof. Dr. Sérgio Augusto de Morais Nascimento - Co-Orientador - IGEO/UFBA, Prof. MSc. Hailton Mello da Silva - IGEO/UFBA, Prof. Dr. Cristovaldo Bispo dos Santos - IGEO/UFBA- CPRM

Resumo: A estimativa de vulnerabilidade natural de aquíferos é uma das principais tarefas a ser realizadas para o planejamento, controle e prevenção da qualidade das águas subterrâneas e criação de perímetros de proteção para as mesmas. Nesse estudo o método GOD foi aplicado para estimativa da vulnerabilidade natural dos aquíferos de Campo Formoso situado no centro-norte do Estado da Bahia. O método GOD utiliza como parâmetros o tipo de confinamento da água subterrânea, a litologia da zona vadosa e a profundidade do nível da água. Para a confecção do respectivo mapa, foram adotados como base o Mapa Geológico do Estado da Bahia e o Mapa de Domínios Hidrogeológicos do Estado da Bahia (CPRM, 2010). Neste contexto, o Sensoriamento Remoto, Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e as Imagens de Satélites são ferramentas importantes, não somente na aquisição, mas também, no tratamento, na análise e na integração dos dados. A utilização de geoprocessamento apresenta-se como uma ferramenta útil na tomada de decisão, pois através de técnicas espaciais obteve-se o mapa de vulnerabilidade na escala 1:400.000 com delimitações de áreas conforme seu grau de suscetibilidade, além de extrapolar informações em locais sem dados. O método GOD, neste caso, mostrou- se válido para a área de estudo. Outros métodos de aquisição de vulnerabilidade de aquíferos devem ser utilizados e comparados os seus resultados para uma tomada de decisão melhor apoiada na gestão dos recursos hídricos subterrâneos do município de Campo Formoso. Vale salientar que para um mapa mais confiável e embasado, em qualquer método, dever-se utilizar um maior número de poços cadastrados com as informações imprescindíveis e mais completas possíveis para a confecção dos mapas temáticos criando parâmetros para atender cada tipo de aquíferos de acordo com a caracterização da área com trabalhos de campos em uma escala maior.

Palavras chave: Vulnerabilidade; Aquífero; GIS
-- IsabelBarros - 04 Jun 2013
 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback