@ Alerta : o que fazer para proteger nossas crianças
Determinar uma ação para impedir que nossas crianças venham a ser abordadas por um pedófilo na Internet não é uma tarefa fácil. Temos observado uma tecnologia galopante sendo aberta diante dos olhos de jovens e de crianças, tecnologia que não consegue ser seguida pela maioria dos pais. Diante disto, como orientar uma criança contra os pedófilos que estão aos milhares nos sites web e mesmo em lugares tão comuns, como os messengers (bate-papo)? A escola assume uma grande responsabilidade como aliada desta campanha na orientação das crianças.
O que sabemos é que o pedófilo não apresentam de forma evidente um perfil de pedófilo e na maioria dos casos este é um amigo da família, tem o consentimento dos parentes e pior, é amigo da criança. Partindo daí, a criança aceita o abuso, por mais chocante que isto possa parecer. Sendo um ser humano em formação, sua curiosidade ajuda mais do que tudo ao pedófilo.
O controle parental utilizado por um número cada vez maior de pais é necessário, mas ajuda pouco no que se refere à impedir o acesso a sites pornográficos. Não creia você que os sites pedófilos se encontram neste nível de interdição,eles são colocados no ar com função «non-clic» o que interdita os robôs de sites como Google, Alta Vista e Yahoo de detectá-los. Os sites dos pedófilos são mantidos em segredo, escondidos e são apresentados nos bate-papos (messengers etc). Claro que no Orkut eles existem em grande quantidade, mas pouco a pouco, aqueles acessíveis à Polícia Federal brasileira, vão sendo fechados, mas ainda tem muito a fazer no combate a Pedofilia na Internet e diariamente as denúncias se multiplicam.