Conhecendo o "Guia Alimentar para a População Brasileira"
O Guia Alimentar é um instrumento oficial que define as diretrizes alimentares para serem utilizadas na orientação de escolhas mais saudáveis de alimentos pela população brasileira maior de 2 anos de idade, contribuindo para a prevenção de Doenças Crônicas Não Transmissíveis.
Destacamos a participação da Professora da ENUFBA, Doutora Ana Marlúcia Oliveira Assis, coordenadora do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Região Nordeste II que contribuiu juntamente com outros importantes nomes da nutrição, para a versão final deste Guia.
O Guia é composto por 9 diretrizes e semanalmente, iremos apresentar cada uma das diretrizes, mostrando como colocá-las em prática.
A Diretriz 1, denominada ‘Alimentos saudáveis e as refeições', orienta:
-Consumir diariamente alimentos como cereais integrais, feijões, frutas, legumes e verduras, leite e derivados e carnes magras, aves ou peixes.
-Diminuir o consumo de frituras e alimentos que contenham elevada quantidade de açúcares, gorduras e sal.
-Valorizar a sua cultura alimentar e mantenha seus bons hábitos alimentares.
-Saboreie refeições variadas, ricas em alimentos regionais saudáveis e disponíveis na sua comunidade.
-Escolher os alimentos mais saudáveis, lendo as informações nutricionais dos rótulos dos alimentos.
Nutricionistas falam sobre como prevenir e tratar doenças crônicas
Realizado no Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos/UFBA no período de 22 a 24 de julho, o I Simpósio em Nutrição Clínica do Complexo HUPES - UFBA, com objetivo de atualizar profissionais e estudantes da nutrição e áreas afins. Abordando perspectivas das atuais diretrizes científicas e temas como:
nutrição clínica e terapia nutricional para o paciente hospitalizado;
nutrição funcional;
obesidade, alterações gênicas e carcinogênese;
nutrigenômica na prática clínica;
indicadores de qualidade em terapia nutricional, dentre outros.
O simpósio contou com a presença de profissionais especialistas em diversas áreas da Nutrição, como os professores Dan Waitzberg e Yara Baxter, dois dos principais nomes em Terapia Nutricional na atualidade, além de professores da Escola de Nutrição da UFBA e profissionais do Complexo HUPES.