> > |
Passado a limpo
O Enredo
Mostra a estrutura de uma família de classe alta, residente no Rio Grande do Sul, envolvida em conflitos, tornando-os indiferentes e distantes cada vez mais. A partir dessa instabilidade, gera um infortúnio que mudará o futuro deles e das pessoas ligadas a eles.
Desenvolve-se do final da década de 70, mais precisamente em 1978, relacionando os fatos que influenciavam a sociedade naquela época, tanto no aspecto social, político e religioso, até o ano de 2005.
Também mostra uma forte influência do Fernando Pessoa (O Eu Profundo e os Outros Eus), buscando contemporalizar sua literatura e mostrando como ela interferiu em cada personagem. Terá sempre um texto envolvido no decorrer do enredo.
A Trama
Desenrola no mistério que envolve o assassinato do empresário Terêncio Corttele, a infidelidade de sua esposa e a fulga do Selmir. O suspense aumenta com a prisão do motorista, depois de comprovado o envolvimento dele com a Soraia.
A medida que avança a investigação, vem à tona tudo que estava encoberto, apontando também a fragilidade da justiça e quanto vulnerável ela se torna.
O que marca a trama é que ela inicia-se do meio, com a narração de um dos personagens principais estando no presente, que retorna ao seu passado. Para melhor compreensão, ela está dividida em três núcleos, sendo que alguns deles irão contracenar com a grande parte do elenco.
Os Personagens
- Núcleo 1: Terêncio, Soraia, Thiago e Selmir Corttele, Maiara Kaloré, Ana Rita, Guntemberg Sodré, Aron, Heitor Nonato, Bruno Vigas, Bia Kelling, Baltazar Ramos.
- Núcleo 2: Raul, Mariana, Lucas, Ivan e Cauré Rudá Silva, Felipe Sobrinho, Dr. Marcus Henrique, Virgínia Belasco, Nívea e Rubens Bastos.
- Núcleo de Coadjuvantes: Osni Bittencourt, Flávio Reges, Claúdia Mello, Vera Peixoto, Vania, Alda e Renato Costa, Saulo Fernandes, Seu Joaquim, João Boiadeiro, Tamires e Renata Balkter.
Trilha musical
Como no rádio o que marca é a voz de quem narra, dando vida ao personagem, também foi selecionado para cada um deles uma música como background proporcionando uma fácil compreensão de quem está em cena.
Lógico que só será possivel, na maioria das vezes, quando o personagem estiver em uma cena que só ele participa (exemplo: um pensamento, uma leitura, etc) ou quando for necessário evidenciá-lo.
Por que o nome Passado a Limpo?
Ela conta como cada posição que tomamos em determinadas situações, dificilmente poderão serem refeitas. Daí a vontade de mudar o passado, obtendo no presente uma meta para um futuro próximo.
Mostra a vontade que qualquer ser humano tem dentro si, que é de refazer a sua história, desfazendo-se do passado obscuro.
Como entender a novela só com o aúdio?
Em um passado não muito distante, o rádio era o meio de comunicação mais utilizado. Trazido para a atualidade, é muito fácil acompanhar o seu crescimento, pois agora há um resgate desta ferramenta que tanto estimulou e ainda age em nós, principalmente na forma de pensar e de processar a mensagem transmitida.
Também servirá de estimulo para a imaginação, dando vida ao que está sendo expresso através do aúdio, produzindo uma leitura diferenciada ao que estamos condicionados. |