CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

AS POLÍTICAS PÚBLICAS SOBRE DROGAS NO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA

por SANTOS, Edna Maria Siqueira em

« Voltar

Autor Ano Local de PublicaçãoSorted ascending Local Tema
SANTOS, Edna Maria Siqueira 2007 Ponta Grossa Ponta Grossa

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade Estadual de Ponta Grossa Paraná Programa de Pós-graduação em Educação, setor de Ciências Humans e Artes

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Dissertação de Mestrado Texto integral 231 Português

Resumo

Este trabalho faz um resgate histórico sobre as drogas, entendendo-as como um fenômeno histórico-cultural com implicações médicas, políticas, religiosas e econômicas, para chegar às políticas que estão postas à estrutura nacional, estadual e municipal. Tendo como questão-problema: qual é a política de drogas no município de Ponta Grossa, este estudo objetiva identificá-la, para assim conhecer e identificar a natureza dos obstáculos, que dificultam e até mesmo impedem o trabalho de prevenção. A partir do entendimento de que as diretrizes políticas ganham corpo pelos que a executam, foram enfocados na pesquisa os profissionais da educação, da segurança pública e da saúde que atuam com a questão das drogas dentro do município de Ponta Grossa. A pesquisa é de abordagem qualitativa com enfoque teórico-metodológico nas representações sociais. A análise feita mostrou os depoimentos de profissionais de áreas de atuação diferentes, mas que convergiram para vários pontos centrais, sendo que o principal deles é a urgência de um local para tratamento de adolescentes usuários de drogas. Diante dos dados coletados, contatou-se que a política pública de drogas não é operacionalizada no Município, pois o Poder Público local não reconhece a necessidade de estruturação do Conselho Municipal Antidrogas. Conclui-se que aos esforços dos profissionais que trabalham com os jovens para realização da prevenção, devem somar-se condições efetivas no local de trabalho e política de droga condizente.

Palavras Chave políticas públicas, drogas, prevenção, representação social
Link http://www.bicen-tede.uepg.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=81
Referência para Citação SANTOS, E. M. S., As políticas públicas sobre drogas no município de Ponta Grossa. Ponta Grossa/PR, Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Ponta Grossa, Programa de Pós-Graduação em Educação, UEPG, 2007.
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital UEPG.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar