CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Mulheres alcoolistas: histórico reprodutivo e alterações do crescimento e desenvolvimento dos filhos

por SOUZA, Sheila Carla de em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
SOUZA, Sheila Carla de 2009 São Paulo  

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE São Paulo Mackenzie

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas IdiomaSorted ascending
Apresentação em Evento Texto integral 87 Português

Resumo

O álcool é a substância teratogênica mais utilizada no mundo ocidental e seu consumo moderado a severo durante a gestação é um grave problema de saúde pública pelos riscos que pode oferecer à mãe (aumento de abortos espontâneos e descolamento prematuro de placenta) e ao feto (prejuízos físicos, mentais, de comportamento e/ou de aprendizagem), sendo sua forma de comprometimento mais grave denominada de Síndrome Alcoólica Fetal (SAF). O presente estudo foi realizado a partir de uma amostra de 89 mulheres em tratamento atual ou pregresso devido ao uso e/ou abuso de álcool e seus filhos. A faixa etária das mulheres variou entre 19 anos (mínimo) e 71 anos (máximo), com uma média de 44 anos. A faixa etária e o gênero dos filhos não foram considerados como critérios de exclusão. Os três principais objetivos desta pesquisa foram descrever o histórico reprodutivo de mulheres alcoolistas, o crescimento e desenvolvimento dos filhos e investigar manifestações dos quadros dos Transtornos Invasivos do Desenvolvimento (TID) nos filhos. Os principais resultados encontrados apontam perdas reprodutivas em alcoolistas e altos índices de problemas de aprendizagem, hiperatividade e agressividade nos filhos. Esses dados convergem com a literatura existente. No entanto, não foram observadas co-segregação de autismo para indivíduos expostos ao álcool em período gestacional. O presente estudo alerta para os malefícios que podem ser advindos do álcool consumido na gravidez. Pesquisas deste tipo são escassas no Brasil.

Palavras Chave Ciências humanas, Gestação, Alcoolismo, Síndrome alcoólica fetal, Transtornos invasivos do desenvolvimento
Link http://mx.mackenzie.com.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1479
Referência para Citação SOUZA, S. C. Mulheres alcoolistas: histórico reprodutivo e alterações do crescimento e desenvolvimento dos filhos. Mulheres alcoolistas: histórico reprodutivo e alterações do crescimento e desenvolvimento dos filhos. São Paulo/SP. Dissertação de Mestrado, Universiudade Presbiteriana Mackenzie - Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento. São Paulo, 2009.
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital MACKENZIE.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar