CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Jovens Estudantes: Interdição e Inserção no Consumo de Substâncias Psicoativas

por MARTINS, Maria do Carmo Canto em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
MARTINS, Maria do Carmo Canto 2003 Goiânia Goiânia

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC) Goiás Programa de Pós-graduação em Educação

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Dissertação de Mestrado Texto integral 131 Português

Resumo

Trata-se de uma pesquisa abordando o consumo de substância psicoativas entre jovens estudantes. O fenômeno da drogadição imbrica-se a fatores fundamentais, que são as agências socializadoras, sobretudo a família e a escola. Portanto, investiga-se o papel dessas agências na formação do jovem e seus significados na constituição do jovem como sujeito. Neste sentido, o jovem foi tomado como sujeito social, portador de uma historicidade, uma origem familiar, ocupando um lugar determinado na sociedade. É um ser singular, que age sobre o mundo, e nesta ação, se produz e é produzido no conjunto das relações sociais a que pertence. Ao definir o jovem como um sujeito social, adota-se uma postura metodológica em que o jovem é percebido como capaz de refletir sobre suas ações, ter posicionamentos diante da vida, o que requer do pesquisador distanciamento e auto-reflexão. O método que melhor se adequou às especificidades da pesquisa foi o fenomenológico, por possibilitar adentrar no universo conceitual dos sujeitos e perguntar quem são estes jovens, verificar sua realidade cotidiana, o significado que atribuem a ela, seus anseios e seus dilemas. Utilizou-se como instrumento de pesquisa a técnica de depoimentos. Foram entrevistados seis jovens, divididos em dois grupos: o primeiro, composto por jovens escolhidos em virtude do não-uso de drogas, exceto álcool e tabaco, o segundo, por usuários de drogas em processo de recuperação. Os critérios seguidos nos dois grupos foram: estarem na faixa etária de 15 a 24 anos; terem freqüência escolar e pertencerem ao mesmo estrato sócio-econômico. As entrevistas seguiram um roteiro em que foram inquiridos aspectos fundamentais da vida do jovem: lazer, participação política, atividade remunerada, vida escolar, consumo de drogas, e prevenção. A intenção principal desta pesquisa foi a de organizar um conhecimento que possa subsidiar a formulação de projetos de prevenção ao uso de drogas nas escolas.

Palavras Chave Jovens; drogas; interdição; inserção
Link http://tede.biblioteca.ucg.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=202
Referência para Citação MARTINS, M. C. C. Jovens Estudantes: Interdição e Inserção no Consumo de Substâncias Psicoativas. 2003. 131f. Dissertação (Mestrado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de Goiá, Goiás.
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital PUC-GOIÁS.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar