CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

A Religiosidade Vivenciada na Recuperação de Dependentes Químicos

por LUZ, Márcia Maria Carvalho em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
LUZ, Márcia Maria Carvalho 2007 Campinas Campinas

Instituição de OrigemSorted descending Estado Instituição Instituição Responsável
Pontifícia Universidade Católica de Campinas São Paulo PUC - Campinas / Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Centro de Ciências da Vida

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Dissertação de Mestrado Texto integral 103 Português

Resumo

Trata-se de um estudo qualitativo que teve por objetivo descrever e compreender, a partir de depoimentos pessoais, a religiosidade vivenciada no contexto da recuperação de jovens em tratamento da dependência química. Foram feitas 4 entrevistas, estas posteriormente foram escritas em forma de 4 narrativas e analisadas segundo o método fenomenológico. Os resultados encontrados permitem concluir que a fé religiosa vivenciada na recuperação de dependentes químicos foi importante na medida em que proporcionou esperança e ânimo para que os participantes deste estudo buscassem sua autonomia perante a drogadicção, sendo que em 3 entrevistas, a religiosidade possibilitou um sentido para a vida, uma nova forma de ver a si mesmo e o mundo.

Palavras Chave Religiosidade; juventude; drogadicção
Link http://www.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=332
Referência para Citação LUZ, M. M. C. A Religiosidade Vivenciada na Recuperação de Dependentes Químicos. 2007. 103f. Dissertação (Mestrado em Psicologia como Ciência e Profissão) Pontifícia Universidade Católica de Campinas, São Paulo.
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital PUC-CAMPINAS.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar