CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

O uso da negação na retórica anti-droga

por COELHO, Zara Pinto em

« Voltar

Autor Ano Local de PublicaçãoSorted descending Local Tema
COELHO, Zara Pinto 2004 São Paulo São Paulo

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade do Minho São Paulo Universidade do Minho - Instituto de Ciências Sociais

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Site Texto integral 15 Espanhol

Resumo

Ao longo desta comunicação irei falar sobre o uso da negação como estratégia retórica. Fá-lo-ei partindo de um conjunto de exemplos de negativas em textos multimodais que integram o discurso das campanhas públicas anti-droga, e abordarei estes dados numa perspectiva interaccional. Através de uma análise da forma como a negativa é usada para influenciar a credibilidade do dito e a do próprio falante/escritor, em que a polifonia é fundamental, irei mostrar que estamos perante um tipo de discurso que na sua manifestação interaccional está marcado por algum tipo de antagonismo, e mesmo de conflito, entre os participantes. Este exercício de interpretação implica assumir um papel simultaneamente de cooperação e de resistência ao lugar que nos é atribuído pelo escritor ou falante, mostrando os vários tipos de discurso que podem derivar de um só texto e evidenciando desta forma a força e a fragilidade do uso da negação como estratégia retórica anti-droga.

Palavras Chave Negação polifônica; companhas anti-drogas; auto-legitimação discursiva
Link http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/1010/1/zarapintocoelho_Covilh%C3%A3_2004.pdf
Referência para Citação Pinto-Coelho, M. Zara Simões, “O Uso da Negação na Retórica Anti-Droga”, II Congresso Ibérico Ciências da comunicação em Congresso, Covilhã, 23 e 24 de Abril 2004
Observação  


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar