CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Atividades extra-curriculares e prevenção ao abuso de drogas: uma questão polêmica

por CARVALHO, Vera Aparecida; CARLINI-COTRIM, Beatriz em

« Voltar

AutorSorted descending Ano Local de Publicação Local Tema
CARVALHO, Vera Aparecida; CARLINI-COTRIM, Beatriz 1992 São Paulo  

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Revista de Saúde Pública São Paulo Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Site Texto integral 7 Português

Resumo

O presente trabalho descreve dados colhidos entre 16.117 estudantes de primeiro e segundo graus, de quinze cidades brasileiras, sobre a prática de algumas atividades não curriculares e o consumo de álcool e drogas. Não foi encontrada, na ampla maioria dos casos, nenhuma associação entre praticar esportes, artes e atividades comunitárias e o consumo dessas substâncias. Mas foi encontrada correlação negativa fraca, mas constante, entre consumo de álcool e drogas e freqüência a atividades religiosas. Os achados são discutidos à luz de alguns preconceitos correntes na sociedade brasileira, que rotula o jovem sem ocupação definida como drogado em potencial. Discutem também as implicações do fato de entre os jovens praticantes de atividades religiosas haver uma discreta diminuição do uso de álcool e drogas.

Palavras Chave Consumo de bebidas alcoólicas, epidemiologia. Abuso de substâncias, epidemiologia.Estudantes, psicologia.
Link Artigo
Referência para Citação Carlini-Cotrim, Beatriz and Rosemberg, Fúlvia Os livros didáticos e o ensino para a saúde: o caso das drogas psicotrópicas. Rev. Saúde Pública, Ago 1991, vol.25, no.4, p.299-305.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar