CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Prevenção ao uso e abuso de drogas : um recorte na historia intelectual da enfermagem

por OLIVEIRA, Telma Eliane Garcia Clajus em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
OLIVEIRA, Telma Eliane Garcia Clajus 2002 Campinas Campinas

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade Estadual de Campinas São Paulo UNICAMP: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

Formato da Obra Formato DisponívelSorted ascending Número de Páginas Idioma
Dissertação de Mestrado Texto integral 169 Português

Resumo

A disseminação do uso de substâncias psicoativas emerge no momento atual como uma problemática complexa e crescente. Diante das diversas questões que envolvem as causas da drogadição, os métodos usuais da ciência médica e epidemiológica têm se mostrado insuficientes, principalmente pelo fato de se tratar de uma população marginalizada. Trazendo uma revisão teórica das transformações ocorridas no pensamento científico, a partir de uma contextualização histórica dentro dos modelos arqueológicos de Foucault, sinaliza-se a influência e a contribuição da racionalidade na exclusão do indivíduo dependente químico, e nas contradições das abordagens preventivas sobre a drogadição. Considerando que as conotações socioculturais exercem marcante influência nas motivações para o uso destas substâncias, o que requer uma inserção mais direta no campo de pesquisa, deu-se destaque aos modernos métodos antropológicos que priorizam as questões culturais e a subjetividade do indivíduo dependente químico. Uma vez determinados os referenciais de análise neste contexto, esta pesquisa objetivou conhecer a colaboração científica contemporânea da Enfermagem na temática da prevenção ao uso e abuso de drogas, e se esta categoria profissional em seus trabalhos científicos tem se utilizado de métodos que permitam a escuta do Outro, o principal objeto da assistência. Através de um recorte na história intelectual da Enfermagem, utilizando o referencial teórico da História das Mentalidades, expomos o perfil das idéias dos profissionais de Enfermagem referidos nos resumos de trabalhos acadêmicos e científicos publicados nos catálogos do Cepen (Centro de Estudos e Pesquisa em Enfermagem), e nos livros de resumos de eventos específicos: CBEn (Congresso Brasileiro de Enfermagem) eno VI Encontro de Pesquisadores em Saúde Mental. A análise revela que a Enfermagem se insere nesta temática de maneira evolutiva, e sua produção científica acompanha as revoluções da ciência, demonstrando por meio de suas idéias estar aberta à introdução de um novo paradigma que surge em sintoma com fatores socioculturais, nos quais o exercício da cidadania plena pode ser praticado numa ética de interlocução e interdisciplinaridade

Palavras Chave Drogas - Abuso - Prevenção , Loucura
Link http://cutter.unicamp.br/document/?code=vtls000284940
Referência para Citação OLIVEIRA, T. E. G. C. Prevenção ao uso e abuso de drogas : um recorte na historia intelectual da enfermagem. 2002. 169f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem). Universidade Estadual de Campinas, São Paulo.
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital UNICAMP .


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar